Aberto o período de pré-inscrição para os cursos aPorto 2013

A 12 de abril terá lugar um ato de apresentação na sede galega do Turismo do Porto e Norte de Portugal

Sexta, 05 Abril 2013 07:45

Atençom, abrirá numha nova janela. PDFVersom para impressomEnviar por E-mail
Engadir a del.icio.us Compartilhar no Twitter Compartilhar no Chuza Compartilhar no Facebook Compartilhar no DoMelhor

PGL - Já está aberto o período de pré-inscrição para os cursos aPorto, que neste ano 2013 contam com várias novidades importantes.

A mais significativa é que entre os organizadores, para além da AGAL, figura a Ciranda. À volta do português!, um projeto que tem por objetivo trabalhar com o idioma português e o conjunto das culturas lusófonas, através de diferentes serviços que abrangem vários eixos de ação: cursos de português dirigidos a diferentes perfis e organismos, livraria especializada em livro português e galego e produtos portugueses, distribuição da ATRAVÉS|EDITORA e também organização de diferentes atividades de divulgação e dinamização cultural.

A próxima sexta-feira dia 12 de abril terá lugar um ato de apresentação na sede de Turismo do Porto e Norte de Portugal na Galiza, a Loja Interativa de Turismo (rua do Vilar 30, Santiago de Compostela) e contará com a presença da conhecida cantora Uxía, referência da música da Galiza na lusofonia, acompanhada pelo músico brasilego Sérgio Tannus, que interpretará alguns conhecidos temas portugueses e galegos.

Os aPorto são cursos de uma semana de duração que se organizam por quarto ano consecutivo na cidade portuguesa do Porto. A primeira edição, em 2010, daquela com o nome "CPP" (Cursos de Português no Porto), juntou 23 pessoas, divididas em quatro turmas; no 2011, com a denominação atual, foram 99 pessoas em dez turmas. Já o ano passado a oferta aumentou até 7 semanas. Devido à «ampla satisfação» dos alunos e alunas, este ano a oferta lúdica e formativa não vai ter lugar apenas no mês de agosto como também em julho.

As pré-inscrições estarão abertas nos meses de abril e maio e não implicam a entrega de qualquer sinal. Nas duas primeiras semanas de junho abrir-se-á um prazo para que as pessoas que fizeram a pré-inscrição passem a formalizar a inscrição. O dia 17 de junho ofereceram-se as vagas restantes até se completarem as turmas.

Os cinco aPortos do 2013 terão lugar nas seguintes faixas:

  • De 22 a 26 de julho
  • De 29 de julho a 2 de agosto
  • De 5 a 9 de agosto
  • De 12 a 16 de agosto
  • De 26 a 31 de agosto

O fotógrafo Carlos Mendes foi o coordenador de anteriores edições dos cursos aPorto, estadias de uma semana na cidade invicta os meses de julho e agosto com atividades formativas de manhã e lúdicas e culturais de tarde. Em entrevista divulgada há uns meses no PGL explicava-nos a principal diferença entre os aPorto e o turismo convencional, diferença que constrói o que denomina a «experiência aPorto»:

Para além de atividades impossíveis de encontrar para um turista, como uma oficina de música tradicional ou uma visita guiada ao Museu de Serralves, há uma grande preocupação de, fazendo escolhas criteriosas, transformar eventos mais acessíveis em momentos exclusivos. A escolha da peça certa numa noite de teatro ou do restaurante que não vem nos roteiros para um jantar, fazem da experiência aPorto algo muito diferente do turismo convencional. Acresce ainda a constante interação com os portuenses motivada pela natureza das atividades. É agradável ver, por exemplo, que a UNICEPE, uma cooperativa livreira que muito amavelmente nos recebeu no ano passado, este ano aprofundou a sua participação, organizando atividades exclusivas para a comunidade aPorto. A amizade construiu-se para ficar e os alunos e alunas que nos visitam não são turistas, são amigos e amigas!

Complementando as aulas, as atividades culturais visam em grande parte o contacto com a realidade da nossa sociedade e da nossa fala em ambiente informal e quotidiano.

Duas particularidades fazem dos aPorto especiais e insuperáveis: serem preparados científica e pedagogicamente para discentes galegos (mas também para alunas e alunos do Estado Espanhol e de outros países da Europa e do Mundo que tenham conhecimentos meio-altos de português), com todas as suas idiossincrasias; complementação da parte letiva com atividades culturais especificamente desenhadas para os alunos e alunas aPorto que estendem a formação e permitem um conhecimento diversificado do Porto, dos portuenses e da nossa cultura e língua.

No que diz respeito da docência, a AGAL assinou um protocolo com a FLUP (Faculdade de Letras da Universidade do Porto), que cede as suas instalações para o desenvolvimento do curso. Serão mestrandas dessa universidade quem ministrem as aulas. A Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) é um estabelecimento de Ensino Superior da Universidade do Porto, “vocacionada para a investigação e para o ensino nas áreas de ciências humanas e sociais, para a criação cultural e para o desenvolvimento científico, social e económico do país”.

Pré-inscrever-se é tão simples como preencher um formulário on-line. Se as pessoas interessadas tiverem dúvidas, podem escrever para o endereço eletrónico ciranda[arroba]ciranda.pt.

O site www.aporto.org recolhe todas as informações e o vídeo que reproduzimos a seguir, com imagens e declarações da versão de 2012, fará crescer água na boca.

aPorto 2012

JavaScript is disabled!
To display this content, you need a JavaScript capable browser.