A exposição 'As Cantigas de Santa Maria. Arte BDieval' continua a sua viagem

Colaboração entre a AGAL e o coletivo BD Banda

Segunda, 22 Abril 2013 00:00

Atençom, abrirá numha nova janela. PDFVersom para impressomEnviar por E-mail
Engadir a del.icio.us Compartilhar no Twitter Compartilhar no Chuza Compartilhar no Facebook Compartilhar no DoMelhor

PGL - As Cantigas de Santa Maria. Arte BDieval é uma exposição itinerante de banda desenhada desenvolvida por BDBanda com a colaboração da AGAL. Trata-se de uma aproximação inédita a estas cantigas que explora a sua vinculação com a banda desenhada. Já esteve no CPI Terras de Maside e no CPI Mondariz e agora estará até a primeira semana de maio no CPI Virxe da Saleta de Cea.

Esta amostra, editada em português, analisa como nestas cantigas, para lá da importância musical, cabe destacar um «exemplo pioneiro da novena arte». São dez painéis a toda cor em que se analisa de modo didático alguns dos recursos próprios da banda desenhada que se podem encontrar nesta obra, tais como a composição de página, a representação do tempo ou a integração de texto de desenhos. A exposição também achega informação de contexto sobre questões como a história, a língua ou a elaboração dos códices medievais.

As Cantigas de Santa Maria. Arte BDieval oferece-se aos centros educativos acompanhada de um guia didático onde se propõem múltiplas atividades a partir das cantigas, animando a compreendê-las como um projeto multimédia que se pode tratar a partir de disciplinas como Literatura, História, Música ou Arte.

 

[Prima aqui para alargar a imagem]

 

Quer levar a exposição ao seu centro?

Como indicado, a exposição tem caráter itinerante e está disponível para exibir aos centros educativos interessados, que podem solicitar mais informações no endereço eletrónico logistica[arroba]agal-gz.org.

JavaScript is disabled!
To display this content, you need a JavaScript capable browser.

 

+ Ligações relacionadas: