Começa o Ar Redadg, a festa da língua bretoa

Uma corrida de estafetas percorrerá durante mais seis dias 1.200 quilómetros ao longo da Bretanha para reivindicar a língua e a cultura bretoa

Terça, 11 Maio 2010 10:12

Atençom, abrirá numha nova janela. PDFVersom para impressomEnviar por E-mail
Engadir a del.icio.us Compartilhar no Twitter Compartilhar no Chuza Compartilhar no Facebook Compartilhar no DoMelhor

Nationalia.cat - Justo dantes de que acabe o Correlingua galego, uma outra língua menorizada europeia toma o relevo da sua festa anual em forma de corrida popular. Ar Redadeg ("a corrida", literalmente) é uma prova nom competitiva, aberta a todas as idades, que durante seis dias e cinco noites passa um testemunho de mão em mão ao longo de 1.200 quilómetros da geografia bretoa, como metáfora da necessária transmissom interrompida da língua.

Ar Redadeg nom é só uma iniciativa para reivindicar o uso da língua da Bretanha, também serve de campanha económica. Cada um dos quilómetros que percorre a corrida pode ser comprado simbolicamente por 100€, os quais som destinados a projectos de promoçom desta língua céltica, e muito especialmente para as escolas Diwan, os únicos centros educativos, de carácter comunitário, que oferecem programas de imersom em língua bretoa.

Já foram vendidos 1.022, nesta ediçom a metade dos ganhos irám destinados à rede Diwan, e a outra metade serám dados às estações de rádio bretoas Rádio Kerne, Arvorig FM, Rádio Kreiz Breizh e Rádio Bro Gwened; à revista Al Liamm e ao comité de Gouren (luta bretoa) de Côtes-d'Armor, entre outros projectos.

A corrida começou ontem, segunda-feira, em Roazhon (Rennes) e acabará a 16 de maio em Pondi (Pontivy). Além dos doadores anónimos, o acontecimento tem o apoio do Conselho Geral de Finistère, Ofis ar brezhoneg (Escritório da Língua Bretona), a Regiom da Bretanha e a Câmara de Rennes, entre outros.

 

Mais informaçom: