Parlamento da Catalunha aprova uma resoluçom de apoio ao uso social do ocitano

Sexta, 21 Maio 2010 00:00

Atençom, abrirá numha nova janela. PDFVersom para impressomEnviar por E-mail
Engadir a del.icio.us Compartilhar no Twitter Compartilhar no Chuza Compartilhar no Facebook Compartilhar no DoMelhor

Sinaléctica em aranês [ocitano do Vale de Arão]

PGL - A Comissom da Cultura do Parlamento da Catalunha aprovou ontem, quinta-feira, uma proposta de resoluçom de apoio ao uso social do ocitano em todos os seus territórios com a intençom de o fazer avançar graças ao estabelecimento de uma série de vínculos políticos e culturais com as entidades ocitanas.

O documento foi impulsionado por ICV e aprovado graças aos votos de ICV-EUiA, ERC, PSC e CiU. No texto pode-se ler que «a língua ocitana é oficial na Catalunha desde o novo Estatuto de 2006 e o Parlamento da Catalunha expressa o seu desejo de que esta oficialidade progressivamente chegue a todos os territórios onde se fala esta língua».

Além disso, o texto aprovado aproveita para «parabenizar a comuna de Tolosa, bem como os responsáveis pelos transportes colectivos da vila (Tisséo), por, aproveitando o acontecimento cultural do Festival da Ocitânia, terem introduzido o ocitano nas mensagens de voz do serviço de metro da cidade».

Com este importante gesto simbólico e político, o Parlamento da Catalunha quer alentar a cidade de Tolosa, bem como todas as outras cidades e instituições da Ocitânia, a continuar e melhorar o trabalho de recuperaçom, normalizaçom e dignificaçom da língua ocitana naqueles territórios administrativamente franceses ou italianos.

 

+ Ligações relacionadas: