Orçamento da televisom em galês S4C paga o pato da crise

A BBC-País de Gales reduzirá 17% o orçamento anual da estaçom S4C, dedicada nomeadamente a emitir programas em galês · A BBC produzia até agora uma quinta parte dos programas da S4C · Tanto a estaçom como a assembleia galesa afirmam que a tesourada é "decepcionante"

Quinta, 04 Novembro 2010 00:00

Atençom, abrirá numha nova janela. PDFVersom para impressomEnviar por E-mail
Engadir a del.icio.us Compartilhar no Twitter Compartilhar no Chuza Compartilhar no Facebook Compartilhar no DoMelhor

Nationalia.cat - O governo conservador-liberaldemocrata do Reino Unido anunciou uma série de cortes nos subsídios que até agora concedia ao serviço internacional da BBC, ao serviço de emissoras estrangeiras BBC Monitor e a parte do canal em galês S4C, que ascendem a 340 milhões de libras (385 milhões de euros).

A BBC -que se financia à margem do governo mediante as quotas que cobra anualmente aos lares que têm televisão- aceitou cobrir ela mesma o buraco, assumindo umas perdas de 16% do seu orçamento anual. Mas à hora de assumir todo o custo da operaçom, já anunciou que recortará 4 milhões de libras (4,6 MEUR) no total de 23,5 milhões (27 MEUR) que destina ao canal S4C, uns 17% do orçamento total que recebia a estaçom em galês.

Atualmente, a BBC produz uma quinta parte dos programas da S4C, umas 690 horas, sobretudo notícias em galês e telenovela Pobol y Cwm. A pesar desta tesourada de 4 milhões, aplicável nos próximos três anos, a diretora da BBC-País de Gales, Menna Richards, disse que o ente público quer continuar jogando "um papel muito importante na programaçom de S4C".

Tanto o próprio canal como a assembleia galesa já afirmaram que a tesourada é "decepcionante", e o ministro galês do Património, Alun Ffred Jones, pediu para a Conselharia da Cultura, Meios e Desporto nom ignorar as suas obrigações legais a respeito do financiamento do canal. O Plaid Cymru, por seu turno, qualificou a decisom como "impatante", porque nom só põe em perigo a programaçom em língua própria, mas o conjunto da indústria de radiodifusom galesa.

S4C, que celebrou o seu 25º aniversário em 2007, foi recebendo cada vez mais críticas por ser demasiado tradicional e por nom ser bastate galesa. A princípios deste ano, o novo governo já anunciou um corte de 2 milhões de libras para o orçamento de 2010, com efeito imediato.