Uma cançom em corso representará França no Eurovisom 2011

Língua corsa nom aparecia no Eurovisom desde 1993, com Patrick Fiori

Segunda, 14 Fevereiro 2011 00:00

Atençom, abrirá numha nova janela. PDFVersom para impressomEnviar por E-mail
Engadir a del.icio.us Compartilhar no Twitter Compartilhar no Chuza Compartilhar no Facebook Compartilhar no DoMelhor

Amaury Vassilli representará França cantando em corso

PGL - O jovem tenor Amaury Vassilli representará França no próximo Festival Eurovisom da Cançom e fará-o em língua corsa, conforme anunciou na passada sexta-feira France 3.

«Com Amaury Vassilli, de 21 anos, um dos mais jovens tenores do mundo, France 3 deseja honrar, pola primeira vez, uma grande voz lírica e reviver alguma forma de excelência à francesa», diz a cadeia. Amaury Vassilli interpretará uma cançom original na língua corsa.

Com isso France 3 tem a intençom de «valorizar, mais uma vez, sobre um dos maiores palcos da Europa, as línguas regionais, que som a riqueza de nosso país», afirmam de France 3. No entanto, a realidade é que, embora estes gestos, as "línguas regionais" na França continuam numa situaçom de clara discriminaçom a respeito do francês.

A respeito do cantor, Amaury é um jovem tenor de 21 anos, que iniciou a sua carreira em 2006, com o CD single Nos Instants de Liberté. O seu trabalho posterior, Vincerò, vendeu mais de 250.00 cópias, ganhando disco de platina e sendo vendido fora da França (África do Sul, Canadá, Coréia do Sul). Em novembro de 2010, o cantor lançou Cantero, o seu segundo disco.

Eurovisom 2011 terá lugar  no dia 14 de maio em Düsseldorf, Alemanha, país vitorioso em 2010.