Um disco em catalão, líder de vendas no Estado espanhol

Desde 1996, com um trabalho de Joan Manuel Serrat, nenhuma obra em catalão lograva este fito

Terça, 29 Março 2011 00:00

Atençom, abrirá numha nova janela. PDFVersom para impressomEnviar por E-mail
Engadir a del.icio.us Compartilhar no Twitter Compartilhar no Chuza Compartilhar no Facebook Compartilhar no DoMelhor

PGL Países Catalães - O último disco dos catalães Manel, 10 milles per veure una bona armadura (10 milhas para ver uma boa armadura) logrou em só uma semana ser o nº 1 de vendas no Estado espanhol, com mais de 10.000 cópias. Antes destes pouco menos que desconhecidos só lograram tal fito dous grandes da música catalã, Joan Manuel Serrat —cuja obra é em espanhol e catalã— e Lluís Llach —com um repertório apenas na língua de Verdaguer—.

Precisamente, o último trabalho em catalão que logrou essa posição foi Joan Manuel Serrat em 1996, com Banda sonora d'un temps, d'un país (Banda sonora de um tempo, de um país) obra na qual homenageava os seus companheiros e companheiras da geração da Nova Cançó (nova canção) catalã.

Manel começou a ser conhecido em 2008 graças a Els millors professors europeus (Os melhores professores europeus), obra que asinha logrou o reconhecimento da crítica e do público.

A seguir podem escutar "La cançó del soldadet" (A canção do soldadinho), um dos trabalhos deste 10 milles per a veure una bona armadura:

JavaScript is disabled!
To display this content, you need a JavaScript capable browser.