Estreiam o vídeo oficial do 'lip dub per la llengua'' na Catalunha

A Plataforma per la Llengua e 23 associações de imigrantes elaboraram-no em meados de abril em Barcelona

Quer destacar o papel do catalão como ferramenta de inclusió e coesão social

Sexta, 29 Abril 2011 01:13

Atençom, abrirá numha nova janela. PDFVersom para impressomEnviar por E-mail
Engadir a del.icio.us Compartilhar no Twitter Compartilhar no Chuza Compartilhar no Facebook Compartilhar no DoMelhor

PGL - Nesta quinta-feira foi a estreia na Catalunha do vídeo oficial do lip dub per la llengua [Facebook], impulsionado pela Plataforma per la Llengua e 23 entidades de pessoas imigradas, ao ritmo da cançom "Correm" de Gossos.

Por volta de 1.500 pessoas participaram, em duas sessões, na praça Universidatat e no Raval, com o objetivo de reivindicar de forma lúdica o papel do catalão como ferramenta de coesom social de inclusom dos "nouvinguts".

A gravaçom contou com a participaçom de numerosos coletivos de emigrantes, entre as quais como co-organizador o Espazo Galego dos Països Catalans, e também de muitas caras conhecidas no mundo catalão: o ator e director Joel Joan, os jornalistas Xavier Graset e Carles Prats, o grupo juvenil Macedònia, que criou a coreografia que foi dançada na praça Universitat, os atores Jordi Martínez e Lina Forero, o Paco e a Ruth da série Ventdelplà, e Quim Masferrer, dos Teatre de Guerrilla, a cantora Núria Feliu, a atriz Estel Solé ou o cantor e gastrónomo Pere Tàpies, entre muitos outros. O projeto leva o selo da produtora que realizou o "lip dub per la independència" de Vic, que tem o recorde mundial de assistência a um lip dub.

Esta iniciativa é uma nova e original maneira de propor a campanha "O catalão, língua comum", que as 24 entidades levam à rua desde há seis anos pola festa do Sant Jordi. Neste ano foi tentada uma nova focagem à campanha com a realizaçom deste lip dub, que, a diferença de outras iniciativas similares, tem uma clara finalidade reivindicativa e social: num contexto de diversidade linguística (no Principado da Catalunha som faladas mais de 250 línguas), o catalão é a língua que une todos e todas, é o idioma com o qual se quer construir a sociedade e que todo mundo pode compartilhar, por isto querem que seja a língua comum.

 

Ver vídeo 'lip dub per la llengua'