Primeiro jornal desportivo em catalão reforça edição para concorrer com a imprensa desportiva em castelhano

Nova edição de El 9 Esportiu sairá no dia 14 de agosto

Sexta, 29 Julho 2011 10:01

Atençom, abrirá numha nova janela. PDFVersom para impressomEnviar por E-mail
Engadir a del.icio.us Compartilhar no Twitter Compartilhar no Chuza Compartilhar no Facebook Compartilhar no DoMelhor

PGL Países Catalães - O castelhano ganha a cada dia por goleada à imprensa desportiva em catalão. Por cabeceiras e por número de exemplares. Num momento em que a presença do catalão fez um salto muito importante na imprensa generalista, na desportiva mantém-se uma clara situação de desequilíbrio.

Mas no dia 14 de agosto começará a reviravolta. El 9 Esportiu —trocadilho que pode ser traduzido como O Novo Desportivo ou O Nove Desportivo—, da Catalunha, único jornal de desportos pensado e escrito em catalão, chegará aos quiosques e à Internet com uma oferta renovada, mais potente, para concorrer com a imprensa desportiva escrita em castelhano e de referentes espanhóis.

El 9 Esportiu em papel sairá com um mínimo de 40 páginas diárias, a cores, e com um desenho totalmente renovado, ao serviço dos conteúdos e do projeto jornalístico. A nova diagramação está pensada para ressaltar os destaques informativos do dia, para facilitar a leitura marcando claramente os diferentes níveis e serve-se da cor para a fotografia e a infografia, para ordenar as secções e para classificar os diferentes elementos gráficos.

O jornal aproveitará a experiência acumulada e a notoriedade adquirida desde que saiu à rua o primeiro número, em janeiro de 2002, para aprofundar no seu projeto de jornalismo desportivo em catalão, não só de língua mas também de referentes. Foi, e continuará sendo, uma plataforma para informar e opinar sobre o que se passa no âmbito desportivo na Catalunha e no mundo, de uma ótica catalã. Por isto terá como próprias as seleções catalãs e defenderá e promoverá o seu reconhecimento internacional.

Será competitivo na informação do dia a dia, mas dará prioridade a fazer destaques informativos próprios, originais, genuinos. Fará jornalismo desportivo de qualidade, na forma e no fundo, fazendo um bom uso dos diferentes géneros jornalísticos.

Ainda, será estruturarado em base a seis grandes secções: Opinião, Barça, Espanyol, —o outro grande clube de Barcelona— Mais Futebol, Futebol.cat e Mais Desporto. Contará, também, ao ser uma publicação independente, com páginas de serviços e de televisão. A maior textura com que será apresentado o jornal permitirá fazer, a banda da contracapa, quatro páginas de opinião viva, plural e muito ligada à atualidade: duas páginas abrindo a publicação e duas fechando-a.

A ampla cobertura informativa que dedicará ao Barça, não irá em detrimento do seguimento do Espanyol, que terá uma secção própria. E prestará uma atenção especial ao futebol catalão, âmbito no qual será também referente. Sob a cabeceira Mais Desporto será reunida toda a informação polidesportiva da Catalunha e de todo o mundo procurando o equilíbrio entre o bom tratamento dos grandes acontecimentos mundiais e a vida das instituições, federações e clubes catalães.

 

+ Ligações relacionadas: