Acordo para a recepçom legal de TV3 e os outros canais da CCMA na Catalunha do Norte

A vontade de Catalunha, cujos canais eram até agora tolerados, diferença fundamental com a passividade galaico-portuguesa

Sábado, 11 Fevereiro 2012 01:01

Atençom, abrirá numha nova janela. PDFVersom para impressomEnviar por E-mail
Engadir a del.icio.us Compartilhar no Twitter Compartilhar no Chuza Compartilhar no Facebook Compartilhar no DoMelhor

Racó Català - TV3, Canal 33, 3/24 e Super 3/300 já disponhem de difusom legal e de qualidade no Estado francês. O acordo franco-espanhol permite a correta recepçom dos canais depois de meses de precariedade.

Apesar que desde março de 2010 a Catalunha do Norte já recebe os quatro canais de televisom da Corporaçom Catalá de Meios Audiovisuais (CCMA), ou seja, TV3, Canal 33, 3/24 e Super 3/300, até agora fazia-o sem um quadro jurídico específico e sem um acordo oficial entre os estados espanhol e francês, necessário desque na EU a titularidade do espaço radioleléctrico é estatal. Este facto, combinado com uma reduçom da potência das emissons, dificultava a correta recepçom depois do apagamento analógico de 2010.

Em abril de 2011 o governo francês anunciou o início dos trâmites legais com Madri para legalizar as emissons, uns trâmites que se concretizárom este 8 de fevereiro, tal como informa Open.cat. O acordo franco-espanhol implica que desde agora os quatro canais da CCMA já disponhem de difussom legal e oficial na Catalunha do Norte, depois de anos de presença "alegal" e de difícil recepçom, e bem cedo serám visíveis em todos os lados desde uma referência única e nom em frequências diferentes segundo a zona.

Assim, os centros emissores de Cotlliure, Portvendres, Cervera e Sureda já estão prontos e esperam que os que há em Talteüll, Prats de Molló, Sant Genís de Fontanes, Arles de Tech e Prada se lhes acrescentem. Concluem assim dezesseis meses de recepçom precária e alegal dos canais da CCMA na Catalunha do Norte, depois do apagamento analógico no Estado francês.

 

+ Ligaçons relacionadas: