O Gales apresenta a nova Estratégia da Língua Galesa, centrada nas crianças e no uso social

O plano quer “fomentar” o galês “nas famílias com bebés e crianças” · O governo vê os meios de comunicaçom social, a tecnologia e os conteúdos digitais como fatores-chave para o futuro da língua

Terça, 06 Março 2012 00:00

Atençom, abrirá numha nova janela. PDFVersom para impressomEnviar por E-mail
Engadir a del.icio.us Compartilhar no Twitter Compartilhar no Chuza Compartilhar no Facebook Compartilhar no DoMelhor

Nationalia.cat - O governo do Gales apresentou um novo plano lingüístico quinquenal dirigido a incrementar o uso do galês, especialmente entre as crianças e os jovens e também em determinadas áreas da vida pública. A Living Language: A Language of Living admite que as provas atuais sugerem que há várias debilidades no acesso aos serviços em galês e no processo de aprendizagem e uso do idioma entre os meninhos. O plano quer encarar estes temas durante o período 2012-2017.

Quanto às crianças, o plano quer "fomentar e apoiar o uso do galês nas famílias" e "incrementar a provisom de atividades em galês para crianças e rapazes". Neste sentido, a transmissom da língua nas famílias é um dos principais objetivos. Uma forma de fazê-lo que o Gales já experimentou é o Twf, um projeto "dirigido a animar os pais galesófonos a falarem com as suas crianças". No âmbito do projeto, uma rede de agentes explica aos (futuros) pais os benefícios de criarem os nenos em galês. O novo plano quer "desenvolver umha abordagem mais efetiva, coordenada e baseada em provas para encorajar e apoiar o uso do galês nas famílias com bebés e crianças", "continuando o trabalho do Twf e dos seus projetos associados".

No campo do uso social, a estratégia prevê várias açons, entre as quais "elaborar padrons operativos para impor obrigaçons de promover o uso do galês nos locais de trabalho" tanto no sector público como no privado, e fomentar o uso do idioma no ambiente digital.

O ministro galês da Educaçom, Leighton Andrews, dixo que "os novos acontecimentos nos meios de comunicaçom social, tecnologia e conteúdos digitais devem estar disponíveis em galês para que a língua seja vista como moderna e viva". "A nossa ambiçom e expectativa", dixo ainda, "é que os falantes de galês podam viver as suas vidas de forma eletrónica [em galês]".

 

Gales / Cymru: Dados gerais

Populaçom: 3.006.000 habitantes (2010, estimativa ONS)

Superfície: 20.779 km²

Instituiçons: Assembleia Nacional do Gales

Cidades importantes: Cardiff, Swansea, Newport, Wrexham, Aberystwyth

Administraçom estatal: Reino Unido da Gram-Bretanha e a Irlanda do Norte

Língua territorial: galês e inglês

Língua oficial: galês e inglês

Data da festa nacional: 1 de março

Cultura religiosa: cristá, maioritariamente anglicana (Igreja do Gales)