Ilhas Baleares: 87% dos pais optam pelo catalão na escola

Os docentes dos centros com matriculações nas duas línguas terão de decidir a língua das aulas

Quarta, 06 Junho 2012 17:48

Atençom, abrirá numha nova janela. PDFVersom para impressomEnviar por E-mail
Engadir a del.icio.us Compartilhar no Twitter Compartilhar no Chuza Compartilhar no Facebook Compartilhar no DoMelhor

Vilaweb - Os 87% dos pais escolheram o catalão como primeira opção de língua para os seus filhos para próximo ano escolar nas Ilhas Baleares, contra os 13% que optaram pelo castelhano, segundo explicou a diretora-geral de Planejamento Educativo, Mercedes Celeste. Além disso, Celeste explicou que serão os docentes dos centros que tiverem matriculações nas duas línguas os encarregados de gerir a língua que será utilizada nas aulas.

A directora-geral disse que no processo ordinário de admissão de alunos para o ano 2012-13 foram inscritos 16.331 estudantes. Celeste não quis valorizar o baixo nível de matriculações em castelhano e considerou que aquilo que faz falta destacar é que foi protegido o direito à escolha de língua.

Do total de alunos participantes no processo de admissão, uns 62% escolheram o catalão como primeira língua de escolarização, entretanto que uns 10% escolheram o castelhano e uns 28% não escolheram qualquer das duas opções.

Os alunos que não tiverem escolhido qualquer opção serão incluídos na opção que representar o projecto linguístico desenvolvido pelo centro onde foi matriulado; assim, o resultado é o seguinte: uns 87% serão escolarizados com o catalão como primeira língua e uns 13% com o castelhano.