Milhares de pessoas apoiam o euskara em Tutera

Sexta, 25 Outubro 2013 00:00

Atençom, abrirá numha nova janela. PDFVersom para impressomEnviar por E-mail
Engadir a del.icio.us Compartilhar no Twitter Compartilhar no Chuza Compartilhar no Facebook Compartilhar no DoMelhor

PGL País Basco - Milhares de pessoas foram no passado domingo, dia 20 de outubro, até Tutera para participar na edição deste ano da Nafarroa Oinez, a festa das ikastolas navarras, organizada pela ikastola Argia com o lema «Taupadaz bat egin!».

A edição deste ano da festa das ikastolas de Nafarroa teve como principal objetivo juntar fundos para apoiar a ikastola Argia, que se encontra em situação económica difícil. O dinheiro que se juntar destina-se à construção de um pavilhão desportivo, necessário para que na ikastola possa haver aulas de ensino secundário, e ajudará as famílias com as despesas de transporte e refeitório.

A Argia Ikastola foi fundada a 5 de Novembro de 1984, é a mais meridional de Nafarroa e conta actualmente com 22 professores e cerca de 220 alunos residentes na região de Erribera. É a terceira Nafarroa Oinez que organiza, depois das de 1995 e 2002.

A sessão de abertura da Nafarroa Oinez contou com a presença de membros de partidos políticos e colectivos sociais de toda Euskal Herria, como a presidente da Udalbiltza, Mertxe Aizpurua, o deputado-geral de Gipuzkoa, Martin Garitano, os deputados Sabino Cuadra (Amaiur) e Uxue Barkos (Geroa Bai), e diversos deputados do Parlamento navarro.

Na sessão de abertura, a Argia Ikastola, que se encontra numa zona onde o euskara não é oficial, reclamou apoio institucional. Fez também questão de homenagear todas as pessoas que apoiaram estes centros educativos e agradeceu aos coletivos euskaltzales da região da Erribera pelo seu trabalho, bem como à Mondragon Unibertsitatea.

Homenageou ainda Izaskun Arratibel pelo seu trabalho à frente da Federação das Ikastolas de Nafarroa durante cinco anos.

A festa contou com um percurso de seis quilómetros, dividido em quatro áreas (Piskerra, Muskaria, Landazuria e Txirimendia), para as quais foram programados concertos, atividades e jogos infantis, e nas quais houve oferta gastronómica variada.

 

 

+ Mais info: