Língua catalã avança: já tem dez milhões de falantes

O relatório do Instituto de Estudos do Catalão (IEC) constata que a língua avança apesar do meio sociopolítico adverso

Sexta, 15 Novembro 2013 00:00

Atençom, abrirá numha nova janela. PDFVersom para impressomEnviar por E-mail
Engadir a del.icio.us Compartilhar no Twitter Compartilhar no Chuza Compartilhar no Facebook Compartilhar no DoMelhor

PGL - O catalão avança para a normalidade linguística apesar do contexto sociopolítico adverso e da incerteza pela judicializacão do seu estatuto. É uma das conclusões d'O relatório sobre a situação da língua catalã (2012)' (pdf), elaborado pela Rede CRUSCAT do IEC por encomenda de Òmnium e da Plataforma pela Língua e que foi apresentado anteontem.

Miquel Àngel Pradilla, diretor da Rede CRUSCAT, destacou que o catalão fazia caminho apesar do meio sociopolítico hostil e que em 2012 foi superado o número dos dez milhões de falantes (10,1 milhões). Isto é que 72,4% da população dos territórios do catalão falam a língua. O relatório também recolhe que 12,8 milhões entendem a língua (91,7%) e que 7,3 milhões dizem que a sabem escrever (52,6%). Contudo, também faz evidente que há "profundos desequilíbrios territoriais acentuados pelas ofensivas políticas contrárias ao catalão e o cerco legislativo".

Assim, Murie Casals, presidenta da Òmnium Cultural, disse que o relatório recolhia alguns pontos negativos, consequência da política obsessiva contra o catalão, afastada das necessidades reais. Fez menção, por exemplo, do fechamento da Rádio Televisão Valenciana, ou os défices de competência oral ativa nas comarcas meridionais.

Por sua vez, o presidente da Plataforma pela Língua, Òscar Escuder, destacou que o relatório punha de manifesto, de novo, "a anomalia linguística do catalão, um caso único na União Europeia". Mencionou a carência de reconhecimento e a perseguição com leis como a do ministro Wert, o decreto de línguas nas Ilhas Baleares ou o LAPAO nas comarcas da Faixa.

O relatório também recolhe que o catalão é uma língua média dentro da Europa. Ocuparia o décimo sexto lugar das línguas da Europa nos vinte e sete, conforme com o número de falantes. Mas está a experimentar um crescimento e ocupa a sétima posição em função dos quem a têm como segunda ou terceira língua, segundo o Eurobarómetro 2012. Neste âmbito geográfico tem um forte "poder de atração" de novos falantes, onde ocupa a sétima posição. A escala mundial, o catalão é a décimo nona língua por número de utentes na rede social Twitter e, portanto, uma das mais ativas, se considerarmos o número de falantes.

 

+ Fonte: