Comunicado do IC perante a polémica pelas declarações da presidenta do organismo sobre o ensino do português no estrangeiro
As declarações da recentemente nomeada presidenta do IC sobre a possibilidade de o ensino de português acabar nalguns países do estrangeiro estão a causar grande polémica
Quinta, 28 Janeiro 2010 00:00
IC – A Presidente do Instituto Camões (IC), Professora Doutora Ana Paula Laborinho, afirmou hoje que a estratégia definida para a instituição que dirige visa a dignificação, qualificação e o reforço do ensino português no estrangeiro.
Ao receber o Conselho Permanente das Comunidades Portuguesas, a Presidente do IC assegurou que não haverá desinvestimento no ensino português no estrangeiro, manifestando admiração pelas reacções havidas a recentes declarações suas, feitas à margem de um evento, e não devidamente contextualizadas.
A Prof. Dra. Ana Paula Laborinho explicou que, ao receber as novas competências na área do ensino português no estrangeiro, o IC pretende, pelo contrário, proceder ao reforço da rede de ensino da Língua Portuguesa e à sua articulação com os vários níveis dos sistemas de ensino nos países de acolhimento.
No ensino português no estrangeiro, a Presidente do IC sublinhou que ‘cada caso é um caso’. O diagnóstico feito mostrou que existem várias modalidades que vão da integração curricular, ao ensino paralelo, às escolas comunitárias e não é intenção do IC introduzir rupturas que criem dificuldades ao que já existe no terreno. O que se trata é de reforçar a rede existente e dignificar, qualificar e creditar a oferta de ensino/aprendizagem de Português no estrangeiro.
A Presidente do IC afirmou ainda que o processo de internacionalização da Língua Portuguesa não é prejudicial às comunidades portuguesas. Pelo contrário, o objectivo é que a internacionalização da língua portuguesa se transforme numa mais valia para as comunidades.
+ Ligaçons relacionadas:
- Presidenta do IC disponível para ir ao Parlamento luso prestar declarações [PGL, 22/01/2009]
- PCP quer explicações do Instituto Camões sobre fim do ensino de português em alguns países [PGL, 21/01/2009]
- Segundo a presidenta do Instituto Camões, o ensino do português como língua materna pode acabar nalguns países [PGL, 18/01/2009]
- Nova presidenta do Instituto Camões [PGL, 14/01/2009]
- Web do Instituto Camões