Cinema de animação português chega à Galiza

Exposição ANIMAR no Curtocircuito, Festival Internacional de Curtas Metragens, em Compostela

Quinta, 09 Outubro 2008 23:10

Atençom, abrirá numha nova janela. PDFVersom para impressomEnviar por E-mail
Engadir a del.icio.us Compartilhar no Twitter Compartilhar no Chuza Compartilhar no Facebook Compartilhar no DoMelhor

SHSHSH – Sintonia Incompleta

Curtas Vila do Conde - A Agência da Curta Metragem, em colaboração com a Solar - Galeria de Arte Cinemática e a Casa da Animação, apresenta de 11 a 25 de Outubro, a exposição ANIMAR na 5ª edição do Curtocircuito Festival Internacional de Curtas Metragens, que decorre em Santiago de Compostela, na Galiza.

Cinema de animação português

A ANIMAR é um projecto anual iniciado no final de 2005, na Solar Galeria de Arte Cinemática, em Vila do Conde, dedicado ao cinema de animação, na sua maioria português, onde se analisam as relações entre os filmes e as técnicas utilizadas na sua produção, organizado em torno de três núcleos centrais: a exposição, um programa de cinema para alunos de diferentes faixas etárias e ateliers.

Na mostra da ANIMAR será apresentada uma selecção das três primeiras edições da ANIMAR, com trabalhos dos realizadores Abi Feijó, Regina Pessoa, Mário Jorge da Silva Neves e do colectivo JANCL, de Rui Pereira, Jorge Luís Alegre, Ricardo Nunes, Luís Silva Campos, Filipe Costa Luz e Filipe R. do Vale, expondo alguns dos objectos que deram origem aos filmes de animação.

A exposição de Santiago de Compostela, comissariada por Miguel Dias e Davide Freitas, apresentará, em conjunto com os próprios filmes filmes, o desenho da animação do filme em caixa de luz (areia sobre mesa de luz), da curta metragem 'Clandestino', de Abi Feijó, as placas de gravura em gesso para o filme 'A Noite' de Regina Pessoa, a personagem em plasticina da curta metragem 'SHSHSH – Sintonia Incompleta' de Mário Jorge da Silva Neves, e a animação de desenhos sobre acetato, para o videoclip Bad Mirror dos "Vicious five", do colectivo JANCL.

Partindo da exploração da relação autor – obra, procura-se mostrar a diversidade de materiais, elementos plástico visuais e técnicas utilizados na realização de cinema de animação (desde os storyboards aos desenhos, bonecos de plasticina ou animação 3D), que cada autor escolheu para a concretização dos seus filmes. 

A quarta e próxima edição da ANIMAR irá decorrer de 14 Fevereiro a 19 Abril de 2009, na Solar Galeria de Arte Cinemática, em Vila do Conde, em parceria com escolas dos diversos graus de ensino. Para além da exposição, serão apresentadas sessões de cinema de animação, visitas guiadas e ateliers práticos.

Curtas-metragens de ficção

O Curtocircuito é um Festival Internacional de Cinema que se realiza desde 2004 em Santiago de Compostela, dedicado à exibição de curtas-metragens de ficção, documentário, animação e vídeocriação. A 5ª edição do Festival decorre entre os próximos dias 17 a 24 de Outubro de 2008.O Festival é uma iniciativa da Compostela Film Comission, e conta com o apoio do Concelho de Santiago e Turismo de Santiago.


(*) Texto na íntegra da nota de imprensa enviada por Curtas Vila do Conde, com alguma pequena adaptaçom.

 

+ Algumas imagens estão disponíveis para download:

 

+ Mais informações sobre os filmes 'Clandestino', 'A Noite', 'SHSHSH – Sintonia Incompleta' e realizadores:

 

+ Mais informações sobre 'Bad Mirror' e realizador:

 

+ Mais informações sobre o Festival Curtocircuito: