Estreia-se documentário da Comissom de Língua da Gentalha

Quarta-feira logo vem, filme da Gentalha do Pichel que reivindica as denominaçons tradicionais dos dias da semana

Segunda, 09 Julho 2012 09:10

Atençom, abrirá numha nova janela. PDFVersom para impressomEnviar por E-mail
Engadir a del.icio.us Compartilhar no Twitter Compartilhar no Chuza Compartilhar no Facebook Compartilhar no DoMelhor

Três das pessoas participantes em Quarta-feira logo vem

Gentalha do Pichel - As formas tradicionais dos dias da semana, construídas com a palavra feira (segunda-feira, terça-feira, quarta-feira, quinta-feira e sexta-feira) continuam vivas do norte ao sul da Galiza, ainda que só entre as pessoas mais velhas das nossas comarcas.

Isso é o que mostra um filme que acaba de editar a Comissom de Defesa da Língua da Gentalha do Pichel com o título Quarta-feira logo vem, em relaçom a umha copla que ainda é reconhecida por muitas pessoas que já deixaram de usar estas fórmulas no dia-a-dia.

O documentário, de algo mais de 10 minutos, reivindica a recuperaçom das denominaçons tradicionais, que alguns meios de comunicaçom já ensaiárom na última década. Em primeiro lugar recolhe testemunhos do uso vivo da sexta-feira na Límia Baixa. A seguir viaja ao extremo norte da Galiza, onde as pessoas mais velhas ainda tenhem memória do uso da quarta-feira (que chamavam carta-feira). A partir daí as gravaçons som realizadas polos membros da Comissom de Defesa da Língua da Gentalha em muitas aldeias da área de Compostela, concretamente para registrar a 4ª, a 5ª e a 6ª feira.

O objetivo do filme é, segundo a Gentalha do Pichel, mostrar como nestas comarcas as pessoas passárom de quinta-feira a jueves. Só nos últimos anos fôrom introduzidas através do ensino e da televisom umhas novas denominaçons, semelhantes às do castelhano e pouco  abonadas no galego tradicional.

 

Assista Quarta-feira logo vem

http://youtu.be/8dtRULG-cB8

[com transcrição interativa]