O escritor moçambicano Adelino Timóteo abre as atividades d'O Facho para o período 2012-13

Dia: 11 de Setembro – Hora: 7:30 do serám
Local: NovaGalica Banco – Cantom Grande
Corunha

Quarta, 05 Setembro 2012 08:31

Atençom, abrirá numha nova janela. PDFVersom para impressomEnviar por E-mail
Engadir a del.icio.us Compartilhar no Twitter Compartilhar no Chuza Compartilhar no Facebook Compartilhar no DoMelhor

Adelino Timóteo

O Facho - O dia 11 de setembro, terça, A Agrupaçom Cultural O Facho enceta as suas actividades do período 2012-13 com a palestra “Moçambique, umha cultura e literatura para descobrir” dentro do ciclo “A lusofonia e Nós”. A conferencia correrá a cargo do intelectual moçambicano, Adelino Timóteo às 7 e meia do serám no local de CaixaGalicia Banco do Cantom Grande da Corunha.

Adelino Timóteo é um homem comprometido com a realidade moçambicana em múltiplos campos. Como escritor sublinharemos algumhas das suas obras:

Poesia: Antologia da Poesia Moçambicana “Nunca mais é Sábado“, “Viagem à Grécia através da Ilha de Moçambique“ (Prémio Nacional ANEM), “A Fronteira do Sublime”. Poemas de este livro, reunidos em “De Veneza ao Peito”, e traduzidos ao italiano, Antologiado em "Poesia Sempre", Biblioteca Nacional (Brasil). “Dos Frutos do Amor e Desamores até à Partida” ( Prémio BCI 2011).

Narrativa: Mulungu, A Virgem da Babilónia, Naçom Pária, Não Chora, Carmen Como jornalista tem um longo périplo em diferentes jornais; “Diario de Moçambique”, Prémio de jornalismo da SNJ, Jornal Savana” em Beira.

Assim mesmo sublinhamos algumhas das suas exposiçons em tanto que pintor:

Colectivas: Com Ferrão, Silva y Sito em Beira. Workshop com artistas de Zimbabwé e Mozambique. Com Paulo Jorge, Casa de Cultura, Beira.

Individuais: “O Muipiti”, Nampula. "Ilhoas Macuas", Maputo e Beira, "Crossing Cultures", Linz, Áustria, "Deixa passar meu povo", Beira. “Zwischenwelten Frauenwelten" Viena.