Designação histórica das comarcas por primeira vez nos boletins de voto

É a primeira vez que as designações comarcais aparecem nos boletins de voto das candidaturas numas eleições ao Parlamento da Galiza

Quarta, 19 Setembro 2012 10:53

Atençom, abrirá numha nova janela. PDFVersom para impressomEnviar por E-mail
Engadir a del.icio.us Compartilhar no Twitter Compartilhar no Chuza Compartilhar no Facebook Compartilhar no DoMelhor

PT - Hoje foram publicadas no Diário Oficial da Galiza as candidaturas das formações políticas que se apresentam às eleições de 21 de outubro. O Partido da Terra encabeça as listagens de candidaturas em todas circunscrições ao ser a única organização que formalizou a sua participação ante as Juntas Eleitorais no primeiro dia do prazo.

Destaca o facto de aparecer por primeira vez a designação histórica das comarcas acompanhando como “alcunha” o nome das pessoas candidatas. As candidaturas integram deste jeito as 60 comarcas da Galiza, Eu-Návia e Bérzio-Portelas assim como as representações das comunidades galegas no exterior.

Uma parte das candidaturas é o resultado do processo de eleições primárias abertas que o PT iniciou em junho com o objetivo de atribuir cada uma das 75 cadeiras parlamentares às comarcas, comunidades galegas e regiões limítrofes. Nas comarcas onde não foi possível celebrar primárias devido ao adianto eleitoral, as candidaturas foram preenchidas por meio das assembleias comarcais do PT. No caso das comunidades galegas no exterior foram eleitos Higino Martins em Buenos Aires, Isaac Zás em Bruxelas e Carlos Durão em Londres.