A UAb vai abrir a sua primeira sede «para cá do Rio Minho»

A Câmara municipal de Rianjo mostrou a sua satisfação por a prestigiosa entidade universitária se projetar a toda a Galiza desde esta localidade

Quarta, 26 Janeiro 2011 15:58

Atençom, abrirá numha nova janela. PDFVersom para impressomEnviar por E-mail
Engadir a del.icio.us Compartilhar no Twitter Compartilhar no Chuza Compartilhar no Facebook Compartilhar no DoMelhor

PGL / AGLP - Dia 24 de janeiro, às 13:00, no Salão de Plenos da Câmara Municipal de Rianjo, o seu Presidente, Pedro Piñeiro Hermida assinou um protocolo de colaboração com o Reitor da UAb, Carlos Reis polo qual a entidade universitária vai instalar um Centro Local de Aprendizagem nesta vila galega, e que vem a representar a primeira instituição deste teor que se erige fora de território português.

O ato foi inaugurado pola autoridade municipal que, em presença de representantes da vida política, cultural e económica, mostrou a sua satisfação por a prestigiosa entidade universitária se projetar a toda a Galiza desde o concelho que preside.

Inauguração do ato. No centro, à esquerda, Carlos Reis;
à sua direita, Pedro Piñeiro, saudando os assistentes

A seguir interveio o professor doutor que começou afirmando que se sentia em casa e que o regozijava estar na vila onde nascera Castelao que, para as pessoas da sua geração, era a porta de entrada da Galiza cultural moderna. A seguir citou Ernesto Guerra da Cal, seu mestre em estudos queirosianos.

Da esquerda para a direita: Concha Rousia, Valentim R. Fagim, Xoaquín Canabal
(presidente da Associação de Empresarios de Padrom, Rois e Dodro),
e Felipe Ordóñez (presidente da Associação Rianjeira de Empresários)


Joám Trilho, Isabel Rei, Martinho Montero e o presidente da
Câmara Municipal de Padrão, Camilo Forján

Para o professor, não se trata do primeiro centro no estrangeiro mas “para cá do Rio Minho”. Os cursos que vai oferecer serão acessíveis, de todos os pontos de vista, aos galegos e às galegas. O ensino a distância, em seu parecer, é altamente sofisticado e deixou ser a porta traseira de acesso ao ensino superior. Aqueles que na Galiza procurarem os serviços da UAb estarão em casa própria.

A seguir da assinatura do protocolo, os responsáveis municipais mostraram aos visitantes académicos o Museu do Mar e depois o Auditório Municipal, onde se instalará o Centro Local de Aprendizagem e que foi da satisfação do Reitor e Pró-reitor, Domingos Caeiro, um dos artífices do processo.

Carlos Reis e Pedro Piñeiro assinam o protocolo


Carlos Reis recebe uma figurinha de Castelao de mãos de Pedro Piñeiro

 

Vídeo da intervenção de Carlos Reis, reitor da UAb

 

Peça emitida pelo Canal Rias Baixas


+ Ligações relacionadas: