Joel Rodrigues Gomes galardoado com o ‘Dolores Llópiz’ do Colégio Oficial de Psicologia da Galiza

Premia o labor jornalistico deste profissional muito comprometido com a língua e a cultura do País

Quarta, 18 Fevereiro 2009 00:00

Atençom, abrirá numha nova janela. PDFVersom para impressomEnviar por E-mail
Engadir a del.icio.us Compartilhar no Twitter Compartilhar no Chuza Compartilhar no Facebook Compartilhar no DoMelhor

Joel R. Gomes no momento de receber o prémio de mãos de Rosa Álvarez, decana do COPGA

PGL - O passado dia 6 deste mês de Fevereiro o Colégio Oficial de Psicologia da Galiza (COPGA) realizou no Hotel Monumento São Francisco de Compostela o seu encontro 'Achegas da Psicologia', cujo acto central foi a entrega da primeira edição do galardão «Dolores Llópiz Psicologia e Sociedade 2009» ao jornalista e investigador Joel Rodrigues Gomes.

O COPGA quis com esta homenagem reconhecer o importante labor desempenhado por Joel Rodrigues Gomes com o qual contribuiu a divulgar a importância do labor profissional dos psicólogos e psicólogas na sociedade galega.

A pesar das condições climatológicas que dificultaram o trânsito por estrada, o evento reuniu perto de um cento de profissionais deste colectivo. Os atos estiveram presididos pola decana Rosa Alvarez Prada e a Junta de Governo do COPGA que também aproveitou a jornada para homenagear os membros que nos últimos dous anos cumpriram 25 anos de colegiação.

A ceia serviu para reunir companheiras e companheiros de curso que havia anos que não se encontravam. Também foi uma noite para lembrar a desaparecida companheira deste colégio Dolores Llópiz e ter com o seu marido e filhos. Na parte artística e mágica da noite estava a voz entranhável e amiga de Guadi Galego que cantou à capela acompanhada da música de Pedro Pascual.

Depois da música veio a voz do escritor reintegracionista Paulo Meraio Belasco, autor de 18 Etopeias – retratos com paisagem publicada pola editora Arcos Online. O escritor leu a sua obra intitulada A Caverna ganhadora do I Prémio Literário do COPGA 'Rosa de Cem Folhas', que se resolvera no passado mês de Maio, em que Joel, junto da coordenadora da comissão de cultura do COPGA, Concha Rousia, fizera parte do júri.

Do Portal Galego da Língua parabenizamos Joel Rodrigues Gomes polo galardão e, igualmente, aproveitamos para parabenizar o COPGA polo seu labor profissional na sociedade galega e pola sensibilidade em prol da cultura do País.

 

 
Joel Rodrigues Gomes com a Rosa Álvarez Prada, decana do COPGA