VIII Encontro Nacional de Poetas em Portugal

Sábado 20 de Setembro, na Vila do Gerês, pertinho da Portela do Homem e da Galiza

Terça, 16 Setembro 2008 00:00

Atençom, abrirá numha nova janela. PDFVersom para impressomEnviar por E-mail
Engadir a del.icio.us Compartilhar no Twitter Compartilhar no Chuza Compartilhar no Facebook Compartilhar no DoMelhor

Paisagem do Gerês

PGL Portugal - A paradisíaca vila do Gerês acolhe mais uma vez, no próximo dia 22 de Setembro, sábado, a VIII edição do Encontro Nacional de Poetas e Trovadores, evento organizado conjuntamente pelo Jornal "Poetas e Trovadores", pela Câmara Municipal de Terras de Bouro e pelo Calidum – Clube de Autores Minhoto-Galaicos.

Tal como em anos anteriores, é esperada a participação de mais de uma centena de poetas/poetisas, neste evento cuja principal característica é o de “democratizar” a poesia, por não fazer qualquer distinção entre os participantes. Entre eles não há nem consagrados nem principiantes, não há eruditos nem populares, não há velhos ou novos. Há simplesmente poetas/poetisas, tendo todos os participantes o mesmo direito e tempo para mostrar os seus “dotes”.

Todos os interessados, de aquém e além Minho, em participar neste Encontro devem efectuar a sua inscrição (gratuita), até ao dia 12 de Setembro corrente, através dos seguintes telefones: +351 253 352 894 (Fax), da Câmara Municipal de Terras de Bouro; +351 964 243 999, do Dr. Manuel Pereira, responsável daquela mesma Autarquia; +351 966 036 616, de João Luís Dias, da Calidum; ou +351 939 632 633, do Dr. Barroso da Fonte, Director do Jornal “Poetas e Trovadores”.

A inscrição deve incluir não só o nome do participante, assim como os nomes dos eventuais acompanhantes dos mesmos (familiares ou amigos). Estas informações são recolhidas exclusivamente para para fins logísticos, de modo a contabilizar o número de brindes a oferecer a todos os presentes, participantes ou acompanhantes.

Se por qualquer motivo alguém não tiver efectuado a sua inscrição dentro da data indicada, poderá fazê-lo, a título excepcional, no próprio dia 20, a partir das 9.30 horas, no local do Encontro.

 

Programa do evento

Sábado, dia 20 de Setembro

  • 10.00 horas, no amplo e funcional Auditório Termal da vila do Gerês, sessão solene de abertura, seguindo-se a apresentação individual de cada participante, que indicará o seu nome (ou nome que utiliza nos seus trabalhos poéticos), local de residência e obras já editadas (se as tiver). Cada um poderá ler então um poema ou outro trabalho poético da sua autoria, tenha sido ou não, publicado em livro;
  • 12.00 horas, intervalo para almoço;
  • 14.30 horas, recomeço dos trabalhos para continuação da apresentação iniciada da parte da manhã;
  • 16.00 horas, será feita a proclamação dos vencedores do Concurso de Quadras Populares (a entrega das quadras para este concurso terminava dia 4 de Setembro). Os premiados serão chamados ao palco para dizerem aí as quadras com que concorreram.
  • Entregues os prémios, terá início a sessão solene de encerramento deste VIII Encontro Nacional de Poetas.
  • Após este encerramento todos os participantes/acompanhantes poderão, se assim entenderem, usufruir gratuitamente de uma viagem de barco pela belíssima Barragem da Caniçada e/ou, em alternativa, de uma visita em autocarro aos lugares turísticos de Vilarinho das Furnas, do Santuário de S. Bento da Porta Aberta ou participar ainda, em percursos pedestres guiados, através da beleza da serra geresiana. Tudo isto numa oferta da Câmara Municipal de Terras de Bouro, com a colaboração dos restantes parceiros da organização.

 

+ Ligaçons relacionadas: