Jornadas de Literatura e Ensino

Conferências, mesas-redondas e espetáculos poéticos completam um nutritivo programa de atividades

Quinta, 08 Novembro 2012 00:00

Atençom, abrirá numha nova janela. PDFVersom para impressomEnviar por E-mail
Engadir a del.icio.us Compartilhar no Twitter Compartilhar no Chuza Compartilhar no Facebook Compartilhar no DoMelhor

PGL - Durante a sexta-feira dia 9 e no sábado 10 de Novembro decorrem as II Jornadas de Literatura e ensino, organizadas pela AELG em Santiago de Compostela. Será no Museu Pedagógico de Galiza, MUPEGA, na Rua S. Lázaro 107.

De salientar a conferência inaugural ao cuidado de Rui Torres, professor de comunicação digital, hipermédia e ciberliteratura da Universidade Fernando Pessoa (Porto) e coordenador do Arquivo Digital da Literatura Experimental Portuguesa, um projecto que pretende recolher, classificar e reproduzir em formatos digitais a poesia visual e sonora, a videopoesia, o happening e a literatura cibernética dos anos 1970 e 80. O título do seu depoimento é "Literatura digital e ensino criativo: a escrileitura como ferramenta de releitura crítica da tradição", e terá lugar às 16:30 da sexta-feira.

A seguir e em destaque, uma mesa sobre os Clubes de Leitura na Galiza, em que a vitalidade da leitura de obras em Língua Portuguesa terá especial protagonismo. Participam o professor na EOI de Lugo Joseph Ghanime, animador dos Tuga-Lugo-Lendo e promotor da coordenadora de rede de Clubes 'Pega no livro', com específico protagonismo para escolhas lusófonas no elenco de leituras.

Também na mesma linha e da mesma cidade, Maria José Díaz Pinheiro, adiantada maior desta exuberante realidade, e o biólogo Miguel Rios Torres, do IES Rosalia compostelano, que não só participa no clube de leitura do seu centro, ao que no ano passado levou o escritor angolano Ondjaki, mas vem promovendo desde há anos as visitas de estudantes a Portugal e o uso docente de material de apoio em português. Completam elenco Concha Costas, que foi presidenta da Mesa e ainda preside o 'Espazo Lectura' de Gondomar, associação para o incitamento/ iniciação à leitura em galego, e o moderador Carlos Quiroga.

Haverá ainda um espetáculo poético para fechar cada um dos dias: 'Con dez poemas por barba' na sexta, com Maria Lado e Lucia Aldao; 'A hostia en verso' no sábado, com Lucia Aldao, Daniel Landesa, Lorena Souto, Xabier Xil Xardón, Ledicia Costas e o músico Mig Seoane. E mais duas conferências, de Agustin Fernández Paz e Ramón Nicolás, e mais duas mesas sobre infanto-juvenil (Francisco Castro, Fina Casalderrey, María Reimóndez) e sobre Poesia (Ledicia Costas, Ángel Núñez Ramos, Dores Tembrás). A entrada é livre.

 

+ Mais info: