"Multiplica o valor da tua língua por 100 milhões de pessoas"

Biblioteca Pública do Campo de Marte (A.V. Atochas. Monte Alto - Torre de Hércules)

Quarta, 21 Novembro 2012 00:00

Atençom, abrirá numha nova janela. PDFVersom para impressomEnviar por E-mail
Engadir a del.icio.us Compartilhar no Twitter Compartilhar no Chuza Compartilhar no Facebook Compartilhar no DoMelhor

PGL - O dia 22 de novembro às 20:00 horas far-se-á sob a palavra de ordem "multiplica o valor da tua língua por 100 milhões de pessoas" mais uma apresentação pública da Iniciativa Legislativa Popular Valentim Paz-Andrade.

A apresentação conta com o apoio e organização de Vizinhos da Casa da Atochas - Torre de Hércules, da Crunha e realizar-se-á na Biblioteca Pública do Campo de Marte. O ato conta com o apoio da Associação Cultural Pró-Academia Galega da Língua Portuguesa e nele intervirão Adrião Morão, Maria Castelo e José Tubio. Contando também com a atuação de Sapoconcho e Tonhito de Poi em apoio público da Iniciativa.

O texto da ILP consta de 3 artigos, dedicados a permitir o ensino de português no sistema educativo galego, a fomentar o normal relacionamento do governo galego com as instituições lusófonas e a garantir a recepção das rádios e televisões portuguesas na Galiza, respectivamente.

A Comissão Promotora da ILP Paz-Andrade leva 3 meses apanhando as 15.000 assinaturas requeridas para que o texto seja debatido no parlamento galego. O processo de recolhida alcançou já a metade das assinaturas já foram alcançadas, mas precisa-se um segundo pulo na recolhida para chegar ao total antes de finalizar o prazo em janeiro). Para além de dar a conhecer a ILP, com o ato pretende-se chamar a atenção para que mais pessoas se voluntariem no processo de angariação de assinaturas, que é o que se precisa, já que o texto da ILP está a ter uma acolhida ótima.

A entrega e devolução de pregos para as assinaturas pode ser solicitada através de Maria Castelo no correio eletrónico cmariaxose[@]yahoo.com.


Sapoconcho e Tonhito de Poi atuarão em apoio da iniciativa