A Música na Galiza: Ciclo de Conferências do Conservatório

Quinta, 22 Novembro 2012 10:41

Atençom, abrirá numha nova janela. PDFVersom para impressomEnviar por E-mail
Engadir a del.icio.us Compartilhar no Twitter Compartilhar no Chuza Compartilhar no Facebook Compartilhar no DoMelhor

PGL - O Conservatório Profissional de Música de Santiago de Compostela organiza um ciclo de conferências-concerto para este curso intitulado A Música na Galiza que começa na sexta-feira, dia 23 de novembro, às 19.30h, com a palestra sobre o Códice Calistino.

Esta primeira palestra do ciclo será ministrada por Fernando Olbés Durán, diretor do coro Ultreia, um dos melhores estudiosos que leva dedicado décadas ao estudo e gravação das peças de música do códice. O coro Ultreia colabora com um breve recital de uma seleção destas peças do século XII que constituem a primeira manifestação musical escrita achada na Galiza.

Em 5 de dezembro o conservatório oferece mais uma conferência-concerto com o convidado português José Moças, diretor da Tradisom e dedicado à divulgação do legado etno-musical de Michel Giacometti, quem recolheu e estudou a música do Norte de Portugal. José Moças, que explicará as características em comum dessa música com a música popular galega, virá acompanhado de dous músicos do grupo Raízes, Chico Malheiro e Zeca Torres, que realizarão um breve recital com estas músicas.

Para o ano 2013, e ainda dentro do presente curso, o ciclo de conferências continuará com uma palestra sobre os órgãos compostelanos, com saídas e visitas guiadas pelos diferentes tipos de órgãos da cidade.

Ainda, para o 13 de dezembro está previsto realizar no centro uma apresentação da Iniciativa Legislativa Popular Valentim Paz-Andrade que realizará a escritora Teresa Moure, junto com a colaboração da poeta e secretária da Ass. Pró AGLP, Maria Castelo Lestom. No evento apresenta-se também o livro Queer-emos um mundo novo, último da Teresa Moure e prémio Ramón Piñeiro 2011.

Todos os eventos estão organizados desde a Equipa de Dinamização da Língua Galega do conservatório e são abertos e gratuitos até completar aforo.

 

Clicar na imagem para descarregar PDF

 

+ Ligações relacionadas: