Sons do Mar: Noite de música e poesia

A atividade terá lugar na Salasón, Cangas do Morraço, em 6 de Dezembro de 2012, às 20.30 horas

Quarta, 05 Dezembro 2012 00:00

Atençom, abrirá numha nova janela. PDFVersom para impressomEnviar por E-mail
Engadir a del.icio.us Compartilhar no Twitter Compartilhar no Chuza Compartilhar no Facebook Compartilhar no DoMelhor

PGL - Isabel Rei Samartim e Susana Sánchez Arins partilham idade, localidade de estudos e amizade. As duas acabárom orientando a sua vida para as atividades artísticas: se uma nunca abandonou a guitarra, a outra anda sempre com papelinhos nos bolsos. Convidadas polos responsáveis do local, preparárom uma sessom especial para a Salasón de Cangas, uma velada em que música e poesia vam caminhar da mão.

Susana partilhará com o público textos do seu livro a noiva e o navio, poemário em que o mar da Arouça, as dornas e o amor tenhem especial importância. Isabel oferecerá a sua interpretaçom dumas músicas bem especiais: aquelas compostas polo guitarrista do Morraço Luis Eugénio Santos Sequeiros, a quem conheceu sendo professora de guitarra em Cangas.

A atividade terá lugar na Salasón, Cangas do Morraço, em 6 de Dezembro de 2012, às 20.30 horas.

 

 

Isabel Rei Samartim (1973) titula-se em Guitarra no Conservatório Superior de Música da Crunha estudando com o professor António Rocha Álvarez. Posteriormente recebeu aulas de outros intérpretes, formando-se principalmente com David Russell e Thomas Müller-Pering. No ano 1995 Caixa Galicia patrocina na cidade da Crunha o seu primeiro concerto.

Foi premiada no Ciclo de Jóvenes Intérpretes da Fundação Pedro Barrié de la Maza (Crunha), no Concurso Internacional de Guitarra de Cantabria (Comillas), no Concorso Internazionale di Chitarra Fernando Sor (Roma) e nos Concursos Internacionais de Guitarra Vila de Petrer (Alacant) e Andrés Segovia de Linares (Jaén).

Tem participado nos Festivais de Guitarra de Udine (Friuli, Itália) e Semana da Guitarra (Vigo), atuando também no Via Stellae e Festigal (Compostela), na Semana do Corpus (Lugo) e nos Colóquios da Lusofonia (Bragança).

Estudou na Hochschule für Musik «Franz Listz» de Weimar (Alemanha) com Thomas Müller-Pering rematando o curso Ergänzungstudium.

Atualmente trabalha como professora no Conservatório Profissional de Música de Santiago de Compostela, atividade que combina com recitais na Bélgica, Alemanha, Itália, Portugal e Galiza.

 

Susana Sánchez Arins nasceu no ano 74, pouco depois do 25 dos cravos. Tem estudos de Filologias Hispânica e Portuguesa. Na actualidade é professora de ensino secundário na Arouça, onde aprendeu a navegar à maneira tradicional.

Tem três poemários publicados, [de]construçom, (espiral maior, 2009), com o que ganhou o Premio Nacional de Poesía XoséMaría Pérez Parallé, a noiva e o navio (através editora, 2012) e aquiltadas (estaleiro editora, 2012)