Música popular portuguesa e ILP Paz-Andrade no conservatório

José Moças, Chico Malheiro e Zeca Torres explicarão e tocarão algumas das canções que relacionam a música popular portuguesa com a galega evidenciando pertencer ambas ao mesmo universo cultural

Segunda, 03 Dezembro 2012 00:00

Atençom, abrirá numha nova janela. PDFVersom para impressomEnviar por E-mail
Engadir a del.icio.us Compartilhar no Twitter Compartilhar no Chuza Compartilhar no Facebook Compartilhar no DoMelhor

Tradisom e Raízes trazem a Filmografia de Giacometti e a música popular portuguesa à Galiza

PGL - A música popular do Norte de Portugal soará no Conservatório Profissional de Compostela a próxima quarta-feira 5 de dezembro, às 18h., num evento aberto e gratuito que se insere no Ciclo de Conferências-Concerto a decorrer nesse centro durante o presente curso. A conferência intitulada Michel Giacometti e a nossa música popular será acompanhada com música pelo grupo Raízes.

O músico e divulgador José Moças, diretor da Tradisom, apresentará a publicação Giacometti, filmografia de um povo. No ano em que se completou o 20º aniversário do notável etnólogo Michel Giacometti (2010), a Tradisom lançou a sua filmografia completa, que inclui a série "Povo que Canta" em 9 livros + DVD, 2 episódios inéditos da série etnotráfica "Rio de Onor" e "Alar da Rede" , e ainda os inéditos " O Ladrão do Sado" em livro + 2 CD e "Uma Longa Militância" em livro + 1 CD.

O grupo Raízes surgiu em Vila-Verde, Braga, no dia 25 de abril de 1980, com o propósito de participar nas comemorações desta histórica data. A partir daquela experiência o grupo desenvolveu ao longo destes 30 anos um profícuo trabalho de pesquisa, recolha e divulgação da música tradicional portuguesa. Fazem já parte da agenda do grupo inúmeros espectáculos (para acima de 1000) realizados de Norte a Sul do país, bem como além fronteiras, nomeadamente em Espanha, França, Luxemburgo e Dinamarca, onde participou em várias iniciativas e festivais de música internacionais que em muito o enriqueceram e orgulharam.

José Moças, Chico Malheiro e Zeca Torres explicarão e tocarão algumas das canções que relacionam a música popular portuguesa com a galega evidenciando pertencer ambas ao mesmo universo cultural.

De tournée na Galiza: o dia anterior, 4 de dezembro, Moças e o grupo Raízes estarão na Escola de Línguas da Crunha e depois do evento no conservatório realização uma sessão de convívio e improvisação na Central Folque.

Por último, o dia 13 de dezembro, dentro das atividades de biblioteca, o conservatório de música acolherá uma apresentação da escritora Teresa Moure, que falará do seu último livro Queer-emos um mundo novo e apresentará e assinará a Iniciativa Legislativa Popular Valentim Paz-Andrade, junto com a poeta e secretária da Associação Cultural Pró AGLP, Maria Castelo Lestom.

 

Clicar na imagem para descarregar programa de mão [PDF]

 

+ Notícia relacionada no PGL:

+ Michel Giacometti e a Tradisom:

+ Raízes, grupo de ação cultural:

+ ILP Valentim Paz-Andrade:

+ Teresa Moure:

+ Maria Castelo Lestom: