'Galego, chave do mundo', lema da Correlíngua 2013

Doze vilas e cidades somam-se às festas finais do mês de maio

Quinta, 07 Fevereiro 2013 09:55

Atençom, abrirá numha nova janela. PDFVersom para impressomEnviar por E-mail
Engadir a del.icio.us Compartilhar no Twitter Compartilhar no Chuza Compartilhar no Facebook Compartilhar no DoMelhor

PGL - Estudantes de todo o país e de todos os ciclos educativos estão a desenvolver as atividades prévias à celebração da Correlíngua no mês de maio. Esta corrida é organizada pela CIG-Ensino, A Asociación Pedagóxica Galega (AS-PG), a Mesa pola Normalización Lingüística, as câmaras de Ponte Vedra, Vigo, Lugo e Ourense e a Deputación de Lugo, com o fim de reivindicar de forma lúdico educativa o direito a medrar em galego e a exercer de maneira efetiva como cidadãos galegos.

O lema sob o que se celebra a Correlíngua 2013, Galego, chave do mundo, faz referência aos primeiros versos do poema A Fala de Manuel María, incluído em “As rúas  do vento ceibe”  publicado em 1979.

Os alunos estão a participar durante todo o ano escolar em atividades agrupadas em quatro concursos: Banda Desenhada, para crianças de Educação Infantil e Ensino Primário; Vídeo, para todos os ciclos educativos; Manifesto, para os alunos de Secundário, que se encarregam da elaboração do texto que será lido em todas as corridas do mês de maio; e Cantalíngua, concurso musical em que os alunos participam na escolha dos grupos e solistas que participarão nas festas finais da Correlíngua.

Dado que o objetivo destas atividades é proporcionar a professores e alunos ferramentas para a normalização e dinamização linguística nos centros, a organização da Correlíngua põe ao seu dispor uma unidade didática para as crianças de Infantil e Primária e outra para os estudantes de Secundário.

As festas finais desta edição celebrar-se-ão em doze vilas e cidades galegas, entre os dias 2 e 16 de maio.