Amilcar Bettega. Leitura e conversa ao redor das suas narrativas

Hoje, 27 de fevereiro, às 20h, na livraria Ciranda (rua das Travessas n.º 7, Compostela)

Terça, 26 Fevereiro 2013 09:19

Atençom, abrirá numha nova janela. PDFVersom para impressomEnviar por E-mail
Engadir a del.icio.us Compartilhar no Twitter Compartilhar no Chuza Compartilhar no Facebook Compartilhar no DoMelhor

Amílcar Bettega estará na livraria Ciranda de Compostela para conversar com os leitores e leitoras

PGL - O escritor brasileiro Amílcar Bettega fará leitura de alguns dos seus textos, deixando sempre aberta a possibilidade de as pessoas intervirem com perguntas, observações ou o que lhes passar pela cabeça. Estará com os leitores e leitoras este serão na livraria Ciranda, sediada no n.º 7 da rua das Travessas de Santiago de Compostela.

Nado em São Gabriel, Rio Grande do Sul, em 1964, Amilcar Bettega Barbosa é escritor e mestre em Literatura Brasileira. O seu primeiro livro, uma compilação de contos intitulada O voo do trapezista, apareceu na Editora Movimento, de Porto Alegre, em 1994, e valeu-lhe a concessão do Prémio Açorianos de Literatura, assim como uma menção de honra no Prémio Casa de las Américas de Cuba. Em 2002 publicou no Brasil Deixe o quarto como está; Estudos para a composição do cansaço (Companhia das Letras, São Paulo), e na mesma editora Os lados do círculo, em 2004 (selecionado para o prestigioso Prémio Portugal Telecom de Literatura como melhor livro brasileiro de ficção) que posteriormente apareceria em Portugal (Ed. Caminho, 2009) e em Espanha (Dance dele Sol, 2011). Com Os lados do círculo, foi aliás contemplado no Programa de Bolsas para Escritores Brasileiros 1997 (da Fundação Biblioteca Nacional). Em 1999, participou como escritor-residente do programa Ledig House - International Writers' Colony, nos EUA.

Tem publicado textos em antologias, jornais e revistas literárias do Brasil, França, Suécia, Luxemburgo e os Estados Unidos, e o seu primeiro romance, Bariyer, sairá à luz nos primeiros meses deste ano. Publicou ademais como tradutor o volume intitulado125 contos de Guy de Maupassant. Fortemente vencelhado à Escrita Criativa, tem defendido uma tese neste âmbito co-tutorada entre a Université Sorbonne de Paris, e a Pontifícia Universidade de Porto Alegre; e foi convidado em 2010 a participar no International Writing Program da Universidade de Iowa, nos Estados Unidos, berço e centro de referência mundial da Escrita Criativa.

Depois de morar alguns anos em Paris atualmente reside em Lisboa.


+ Ligações relacionadas: