Os amigos da editora Axóuxere falarão sobre os seus livros e os seus novos projetos na Livraria Ciranda

Quarta, 06 Março 2013 09:46

Atençom, abrirá numha nova janela. PDFVersom para impressomEnviar por E-mail
Engadir a del.icio.us Compartilhar no Twitter Compartilhar no Chuza Compartilhar no Facebook Compartilhar no DoMelhor

PGL - Nesta quarta-feira 6 de março às 20h00 na livraria Ciranda – Lila de Lilith (rua da Travessa nº7 res-do-chão), representantes da Editora Axóuxere estarão para apresentar os seus livros da coleção de Pensamento Contemporâneo e os seus novos projetos.

 

 

Qué é Axóuxere?

Axóuxere é um processo definido por um conjunto de criadores galegos independentes de todo a forma ou domínio institucional. Inicialmente definidos como pensadores de uma nova ordem configurativa do social, percebemos com o passo do tempo que só somos mediadores. Mediadores de um jogo que prove de comprido tempo passado e do que nós temos constância através de todas as insurgências que através do tempo se foram definindo como novas aproximações ao mundo, coma novos modelos de existência ou acontecimentos que, de modo solapado, transformaram o mundo, o real.

Que é a coleção de Pensamento Contemporâneo?

A coleção pretende pôr o seu grão de areia no terreno do ensaio literário e o pensamento, recuperando e reescrevendo assim uma tradição iniciada já nos tempos da geração «Nós», e retomada posteriormente nos de Galaxia; tendo também em consideração o crescente número de associações civis em torno do mundo da cultura, a arte, a tecnologia, o desenvolvimento coletivo comunitário, etc.; e sabendo-se inserida numa sociedade que, assolagada na sobrecarga informativa, demanda uma análise crítica transparente. Clio tenta ser estímulo para o encontro, o intercâmbio e o debate, trazendo umas fontes das que todos possamos beber.

Para este fim estão a propor uma série de textos escritos originariamente noutras línguas e que não dispõem de tradução em galego e, em alguns casos, também não em espanhol; criados na sua maior parte ao longo do século XX, ainda que damos cabida a algum anterior ou mesmo posterior, considerando a sua pertinência dentro das aspirações da coleção. Textos de ANÁLISE heterogéneos que desde diferentes perspetivas (metafísica, ativismo social, estética, fenomenologia, etc.) tratam de conseguir através do conjunto uma olhadela integral sobre os fatores que direcionam o Mundo contemporâneo.

Trata-se de escritos de extensão relativamente breve (não mais de 100 páginas) para publicar em formato de bolso, manejável, e com edição cuidada; dando ao próprio formato um sentido funcional no que o livro se constitui em ferramenta de trabalho intelectual e pedagógica. Cada título estaria, pelo tanto, composto por duas partes: o texto, traduzido integramente da sua língua original; e um breve estudo introdutório a cargo do tradutor ou uma pessoa que trabalhasse especificamente para a Edição. A introdução funcionaria por uma banda como aproximação, contextualizando o escrito no que diz respeito ao momento da sua conceção e ao seu autor, abrindo assim o campo de estudo sobre a obra; e, por outra, como guia para a leitura, fazendo seguimento da sua receção e interpretações suscitadas ao longo do tempo e através dos diferentes autores influenciados em qualquer âmbito, assim como da vigência atual do discurso. Acrescentar-se-ia, no que diz respeito a isto, uma pequena bibliografia na que o leitor encontrasse portas para a indagação particular ou coletiva.

 

+ Mais info: