Pichel e Fagim estarão em Lugo num ateliê-lançamento do livro 'O galego é uma oportunidade'

Haverá uma ceia-convívio com os sócias e sócios da AGAL

Quinta, 07 Março 2013 08:48

Atençom, abrirá numha nova janela. PDFVersom para impressomEnviar por E-mail
Engadir a del.icio.us Compartilhar no Twitter Compartilhar no Chuza Compartilhar no Facebook Compartilhar no DoMelhor

Fagim e Pichel, autores de O galego é uma oportunidade

PGL - Sàbado, 9 de março, às 18h30, Valentim Fagim e José Ramom Pichel estarão em Lugo no Lar da Cultura do País (Carril das Hortas, n.º 1-baixo 5), muito perto da estação de Autocarros, com o ateliê «As vantagens liguísticas dos galegos no mundo que vem». A atividade está organizada pela Associação Cultural Cultura do País e a ATRAVÉS|EDITORA.

A ideia força é que a Galiza é o único país do mundo em que são oficiais dois dos idiomas mais falados, o português —embora sob a normativa ILG-RAG— e o castelhano, e que essa vantagem não está a ser aproveitada pela cidadania ou empresas, e também não potenciada pelas administrações públicas. O galego, como parte do diassistema lusófono, é uma oportunidade para a internacionalização das empresas galegas, pois dentro os principais mercados emergentes, os países BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China), a Galiza compartilha o idioma com um deles, aliás uma potência económica em continuado crescimento. Isto situa as empresas galegas com umha clara vantagem face a quaisquer outras do Estado espanhol.

Esta questão é de muito interesse para os relatores, e foi precisamente uma das razões que os levou para publicarem O Galego é uma Oportunidade.

Às 21h00 continuara-se com uma Ceia-Convívio com sócios/as da AGAL no Restaurante Cunqueiro, Rolda das Fontinhas, 114. Para se inscrever na Ceia há que enviar um e-mail para somozagz[arroba]gmail.com.


[prima aqui para alargar a imagem do cartaz]

 

Capa do livro O Galego é uma Oportunidade

 

+ Ligações relacionadas: