Galiza na Lusofonia

A melhor representação da filosofia lusófona na segunda-feira, dia 8 de abril, em Ponte Vedra

Sábado, 06 Abril 2013 08:02

Atençom, abrirá numha nova janela. PDFVersom para impressomEnviar por E-mail
Engadir a del.icio.us Compartilhar no Twitter Compartilhar no Chuza Compartilhar no Facebook Compartilhar no DoMelhor

PGL - Amig@s da Cultura, em colaboraçom com a Fundaçom Meendinho, convidam à apresentaçom em Ponte Vedra do MIL (Movimento Internacional Lusófono). Será a segunda-feira, 8 de abril, a partir das 20:20h na Casa das Campás, sede do vice-reitorado da Universidade de Vigo na cidade do Leres.

Teremos a oportunidade de escuitar Lúcia Helena Alves de Sá e Loryel Rocha a falar dos laços entre a Galiza, o Brasil e o Espaço Lusófono. Celeste Natário falará sobre Otero Pedrayo e Teixeira de Pascoaes. E Renato Epifânio apresentará o número 11 da revista Nova Águia.

 

Programa completo do evento:

- “Laços indissolúveis entre a Galiza, o Brasil e o Espaço Lusófono”, por Lúcia Helena Alves de Sá e Loryel Rocha

- “Entre Ramón Otero Pedrayo e Teixeira de Pascoaes”, por Celeste Natário

- Apresentação da NOVA ÁGUIA 11, por Renato Epifânio

 

Renato Epifânio

É formado em Filosofia na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde obtém a Licenciatura, o Mestrado e o Doutoramento, em 2004, com a dissertação Fundamentos e Firmamentos do pensamento português contemporâneo: uma perspectiva a partir da visão de José Marinho (IN-CM, no prelo).

Em 2006, é o Secretário-Executivo da Comissão das Comemorações do Centenário de Nascimento de Agostinho da Silva.

É membro do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, do Instituto de Filosofia Luso-Brasileira e da Direcção da Associação Agostinho da Silva

É autor, para além de dezenas de estudos, das obras Visões de Agostinho da Silva (Zéfiro, 2006), Perspectivas sobre Agostinho da Silva (Zéfiro, 2008), Via aberta: de Marinho a Pessoa, da Finisterra ao Oriente (Zéfiro, 2009), A Via Lusófona: um novo horizonte para Portugal (Zéfiro, 2010) e Repertório da Bibliografia Filosófica Portuguesa (Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, 2007), já em parte publicado na Philosophica, Revista do Departamento de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Integra a Direcção da NOVA ÁGUIA: Revista de Cultura para o Século XXI e é o Director da Colecção de livros com o mesmo nome (Zéfiro).

É o Porta-Voz do MIL: Movimento Internacional Lusófono.

Celeste Natário, Eduardo Celeste

Filósofo português especializado na relação entre autores, espaços e criação cultural sendo um bom exemplo o seu texto Diálogo entre Filosofia e Literatura: nas travessias do pensamento grego e português.

Lúcia Helena Alves de Sá

Professora-Coordenadora da Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação da Secretaria de Estado do Governo do Distrito Federal e doutoranda em Literatura Brasileira pela Universidade de Brasília.

Loryel Rocha

Filósofo, idealizador do Instituto Mukharajj e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro;

 

+ Mais info: