Palestra de Fagim e Pichel no IES Rosalia de Castro

Quinta, 18 Abril 2013 10:46

Atençom, abrirá numha nova janela. PDFVersom para impressomEnviar por E-mail
Engadir a del.icio.us Compartilhar no Twitter Compartilhar no Chuza Compartilhar no Facebook Compartilhar no DoMelhor

PGL - Por convite da equipa de normalização linguística, Valentim Fagim e José Ramom Pichel estiveram esta manhã no IES Rosalia de Castro, em Santiago de Compostela, onde falaram das vantagens linguísticas dos galegos e galegas no mundo que vem.

Diante de 150 alunos e alunas de primeiro de Bacharelato, Pichel e Fagim defenderam que a Galiza é o único país do mundo em que são oficiais dois dos idiomas mais falados, o português —embora sob a normativa ILG-RAG— e o castelhano, e que essa vantagem não está a ser aproveitada pela cidadania ou empresas, e também não potenciada pelas administrações públicas. O galego, como parte do diassistema lusófono, é uma oportunidade para a internacionalização das empresas galegas, pois dentro os principais mercados emergentes, os países BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China), a Galiza compartilha o idioma com um deles, aliás uma potência económica em continuado crescimento. Isto situa as empresas galegas com umha clara vantagem face a quaisquer outras do Estado espanhol.

Esta questão é de muito interesse para os relatores, e foi precisamente uma das razões que os levou para publicarem O Galego é uma Oportunidade.