Obradoiro de canto tradicional alentejano na Casa das Crechas

Encontro descontraído por volta dos repertórios tradicionais e do património imaterial

Quinta, 02 Maio 2013 08:17

Atençom, abrirá numha nova janela. PDFVersom para impressomEnviar por E-mail
Engadir a del.icio.us Compartilhar no Twitter Compartilhar no Chuza Compartilhar no Facebook Compartilhar no DoMelhor

PGL - A compostelana Casa das Crechas organiza esta tarde um obradoiro de canto tradicional alentejano, o qual vai ser ministrado pola cantora portuguesa Celina da Piedade. O obradoiro terá duas horas de duraçom, entre 18h30 e 20h30. As inscrições podem-se realizar no e-mail aitanacrechas[arroba]gmail.com e o preço é apenas oito euros.

Das Crechas explicam que o obradoiro estará focado como um encontro descontraído por volta dos repertórios tradicionais e do património imaterial, porque «cantar em grupo é umha atividade básica à humanidade, comum a todos os povos e culturas do mundo ao longo de toda a história. É algo que fortalece o tecido social, e nos reaproxima do viver em comunidade». No obradoiro serám abordados temas de diferentes regiões de Portugal, com especial incidência no cante alentejano.

Celina da Piedade

Celina da Piedade apaixonou-se pelo acordeão logo na infância, e consta que o seu primeiro concerto foi aos 6 anos de idade, em Castro Verde. Estudou no Conservatório de Música de Setúbal, onde também deu aulas. Licenciou-se em Património Cultural na Universidade de Évora e pós-graduou-se em Estudos de Música Popular na Universidade Nova de Lisboa. Em 1998 inicia a colaboração com a Associação PédeXumbo (que organiza o maior festival folk do país, o Andanças), da qual é actualmente Presidente Honorária. No ano de 2000 é co-criadora de dois projectos musicais: Uxu Kalhus (com quem fica até 2009), e Modas à Margem do Tempo (colaboração até 2004). Nesse mesmo ano é convidada por Rodrigo Leão a integrar o ensemble de músicos que o acompanham. Desde então tocou em todos os discos e concertos ao vivo do compositor. A esta parceria vão-se acrescentando outras novas como Mayra Andrade, Né Ladeiras, Uxia Senlle, Daniel Schvetz, Ludovico Einaudi, Amor Electro, Gaiteiros de Lisboa, António Chainho, Dazkarieh, Viviane, Projecto Fuga, Virgem Suta, Pedro Moutinho, Fernando Alvim, Pedro Mestre, Monte Lunai, Attambur, Dona Rosa, Donna Maria, Samuel Úria, Kepa Junkera, Homens da Luta, entre muitos outros. Participou em mais de 40 edições discográficas, como instrumentista e compositora, para além de bandas sonoras para cinema, tv, teatro e dança.

O seu entusiasmo pela música e dança tradicionais fez com que se tornasse numa das instrumentistas mais prolifticas desse meio em Portugal. Tem participado em centenas de bailes e oficinas de música folk. Dedica-se activamente ao estudo e divulgação do património musical alentejano. É co-autora do livro "I caderno de dança do Alentejo", editado pela Associação PédeXumbo, e membro do Grupo Violas Campaniças, de Castro Verde.

O seu disco a solo, mostrará algumas das suas melhores composições e arranjos de temas tradicionais e do mundo, contará com convidados como Rodrigo Leão, Kepa Junkera, Uxia, Samuel Úria, entre outros. Estará disponivel a partir de 17 de Setembro de 2012.

Fonte: www.celinadapiedade.com

 

JavaScript is disabled!
To display this content, you need a JavaScript capable browser.