Galiza recebe turnê Países e Comunidades de Língua Portuguesa da mão da Orquestra Ouro Preto

Música de concerto brasileira percorrerá países de fala oficial portuguesa sob o patrocínio da CPLP

Sábado, 04 Maio 2013 09:28

Atençom, abrirá numha nova janela. PDFVersom para impressomEnviar por E-mail
Engadir a del.icio.us Compartilhar no Twitter Compartilhar no Chuza Compartilhar no Facebook Compartilhar no DoMelhor

PGL - A brasileira Orquestra Ouro Preto, junto da cantora Uxía, darão um concerto no Teatro Principal de Santiago de Compostela nesta segunda-feira dia 6 de maio, pelas 20h30. O evento inclui-se na "Turnê Internacional Países e Comunidades de Língua Portuguesa - Quando a música une diversas culturas em torno de um idioma".

Esta prestigiada orquestra iniciou uma série de concertos inéditos em países que tem a língua portuguesa como idioma oficial, com o objetivo de divulgar a música de concerto brasileira contemporânea e promover diálogos com artistas e acervos musicais destes países. O ponto de partida são Portugal e a Galiza, mas a Ouro Preto também estará em Cabo Verde, Moçambique, Angola, Timor Leste e Macau.

Para expressar a pluralidade que compõe a música brasileira, o repertório apresenta períodos abrangentes e compositores de renome, como Heitor Villa-Lobos e o ouro-pretano Ernani Aguiar. Representando a terra do fado, a Orquestra estreia obra do maestro e compositor português Jorge Costa Pinto, e, na Galíza, a cantora galega Uxía tem participação especial como solista.

"Na Turnê Países e Comunidades de Língua Portuguesa, a Orquestra Ouro Preto, ao reafirmar seu compromisso com as culturas dos países de língua oficial portuguesa, vai apresentar o que foi e o que está sendo produzido no país em termos de música, e convidar músicos daqueles países a dialogar com a música brasileira", afirma o Maestro e diretor artístico da Orquestra Ouro Preto, Rodrigo Toffolo.

No cartaz comum para Portugal e para a Galiza figuram como titulares ou promotores do evento, entre outros, a Câmara Municipal de Santiago de Compostela, a Missão do Brasil junto à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Além do concerto em Compostela, no passado dia 4 já estiveram em Coimbra, no dia 7 estarão na cidade do Porto, no dia 8 em Lisboa e no dia 10 deste mês de maio em Faro, em concertos totalmente gratuitos.

 

Clicar na imagem para ampliar