Recuperarmos os Nomes: um projeto coletivo em Ourense

Iniciativa nasce da vontade dum grupo de pessoas de diferentes ámbitos, interessadas em recuperar um anaco da História de Ourense, injustamente esquecido

Quarta, 08 Maio 2013 09:14

Atençom, abrirá numha nova janela. PDFVersom para impressomEnviar por E-mail
Engadir a del.icio.us Compartilhar no Twitter Compartilhar no Chuza Compartilhar no Facebook Compartilhar no DoMelhor

PGL - Foi a meados do XIX, quando os nomes tradicionais das ruas e praças foram sustituídos por outros novos mas estranhos, que nada tinham a ver com Ourense e sim com a necesidade de inventar um passado mítico, umha pátria comum a "todos los españoles" que desse sustento ao novo estado liberal que nascia.

O pessoal responsável pela iniciativa querem recuperar os nomes antigos da cidade das Burgas "porque representam um nexo com a nossa história mais próxima, as histórias vitais daquelas pessoas que pisaram antes que nós, as ruas e praças de Ourense. Histórias que nos falam de intrigas, revoltas e luitas polo Poder. Falam também de bispos e pobres, de nobres e artesaos, em definitiva das mulheres e homens que fizeram Ourense".

As atividades para fazer visível esta reivindicação arrancam para já neste mês de maio. A primeira delas vai ser um roteiro ou visita guiada polas ruas de Ourense. Está dividido em 2 etapas que terám lugar nas seguintes datas:

 

- Quinta- feira 9 de maio às 20h. Saída Praza Maior (Antiga Praça do Campo).

- Segunda-feira 13 de maio às 20h. Saída Praza Maior (Antiga Praça do Campo). Esta atividade está enquadrada dentro da Semana das Letras que organiza na cidade de Ourense o coletivo "Galiza em Punk".

 

Todo o mundo pode acompanhar esta atividade em: https://www.facebook.com/recuperarosnomes?fref=ts