Estreia em Poio d'O Mistério da Escada Interior

Quarta, 08 Maio 2013 10:10

Atençom, abrirá numha nova janela. PDFVersom para impressomEnviar por E-mail
Engadir a del.icio.us Compartilhar no Twitter Compartilhar no Chuza Compartilhar no Facebook Compartilhar no DoMelhor

PGL - No dia 9 de maio, às 20 horas, terá lugar em Poio a estreia d'O Mistério da Escada Interior, peça teatral infantil realizada por Adela Figueroa, da qual falámos no Portal há poucos meses e que se encontra à venda na Imperdível. A encenação corresponderá ao grupo de teatro infantil "Catro Mais Dous" e terá lugar na Casa Ferreirós, sediada no n.º 43 da avenida Andurique, em Sam Salvador.

O Mistério da Escada Interior é uma obrinha de teatro para crianças e não só. As palavras ficaram através dos tempos, das culturas e dos diferentes povos que foram ocupando o Velho território da antiga Kalaikia. Que os romanos chamaram Galaecia. Eis o novo trabalho da escritora Adela Figueroa Panisse, sob a chancela de Edicións do Castro e com a colaboração da ilustradora Mª Celsa Sánchez.

Três rapazes são os protagonistas:  Chinto, de 8 anos e Nela de 11, de Lugo e dos tempos atuais. Cássio de 13 e dos tempos romanos. Filho dum centurião vindo das Gálias com os exércitos de Paulo Máximo e da Princesa Apana da tribo dos Nábia, os domadores de cavalos, habitantes autótones que pactaram com os exércitos invasores romanos.

Todos três encontram-se numa das escadas escavadas na Muralha de Lugo que comunicavam com o interior da vila para o uso das tropas. O elemento mágico que os enlaça e representado por uma bola de bilhar ou pool, que os irmãos recolhem do campeonato internacional que se celebra em Lugo. A bola escoa por entre as grades que cobrem uma das escadas interiores da Muralha. La Cássio refere a sua condena: A sua alma não pode descansar até que seu pai volte por ele. O centurião foi lutar contra os Brigantes que tinham reconquistado o Faro que controla o tráfego marítimo desde a Kalaikia.

Cássio tem pendente uma partida de décima escrita que estava a jogar com o seu pai. Neste jogo utilizam-se números e palavras. Tudo está nas palavras. Será na procura da palavra certa que Cássio poderá trazer o seu pai e partir com ele para descansarem juntos para sempre. Os  meninhos encontram as palavras jogando todos três a este jogo romano.

 

 

Comprar na Loja Imperdível