Carlos Taibo e Arturo de Nieves, em Compostela e Corunha

Após o lançamento do passado dia 21 em Vigo, divulgaçom pública do livro a dia 23 em Compostela e a dia 24 na Corunha

Quinta, 23 Maio 2013 08:39

Atençom, abrirá numha nova janela. PDFVersom para impressomEnviar por E-mail
Engadir a del.icio.us Compartilhar no Twitter Compartilhar no Chuza Compartilhar no Facebook Compartilhar no DoMelhor

PGL - Hoje, dia 23 de maio, Carlos Taibo apresenta em Santiago de Compostela o seu último livro: Galego, português, galego-português?, realizado em colaboraçom com o sociólogo Arturo de Nieves e pubilcado pola ATRAVÉS | EDITORA. Ambos os dous autores participarám no ato de lançamento que terá lugar às 20h30 no restaurante e espaço cultural A Nave de Vidán (Avda. Mestra Victoria Míguez, 44). Apresenta Valentim Fagim. Ainda, amanhã, dia 24, será o lançamento na Corunha, apresentado por Maria José Castelo.

No texto da contracapa o leitor fica informado do que pode encontrar no seu interior:

Este livro tem a sua origem em muitas conversações informais que os seus coordenadores mantiveram com figuras da cultura e, em geral, da vida galegas. As discussões relativas à condição da ortografia oficial ou as relações entre a Galiza e o mundo lusófono são frequentes e, além disso, e amiúde, duras e descorteses, circunstância que obriga a identificar uma matéria sensível que convém -esta é a nossa opinião- dessacralizar, tanto mais quanto que estamos a falar dum debate importante que ultrapassa o âmbito meramente ortográfico-linguístico.

Nesta obra o nosso objetivo, modesto, era recolher a opinião de  pessoas importantes na vida galega em relação com as discussões correspondentes.

Todas estas pessoas entrevistadas no livro[PDF] deviam responder a três questões ligadas entre si: a adequação da vigente norma institucional para o galego, a relação entre galego e português e a vinculação da Galiza com o resto da lusofonia.

Até cem pessoas foram entrevistadas mas foram 56 as que decidiram responder as anteditas questões. Polo livro desfilam pessoas do mundo literário, da historiografia, do ativismo linguístico e da Filologia, da política, da música e ainda de outras áreas. A lista inteira pode-se consultar aqui.

Próximos lançamentos:

  • 23 de maio: Compostela, A Nave de Vidán (Avda. Mestra Victoria Míguez, 44) 20h30. Apresenta Valentim Fagim
  • 24 de maio: Corunha Biblioteca González Garcés (Miguel González Garcés, 1) 20h00. Apresenta Maria Castelo

 

Capa do livro
[prima aqui para alargar a imagem]

+ Ligações relacionadas: