Literatura e música mineira em Compostela com o lançamento de "Meninos de São Raimundo"

Lançamento editorial na Ciranda a partir de 20h00; música no Ultramarinos a partir de 22h30

Quinta, 12 Setembro 2013 00:00

Atençom, abrirá numha nova janela. PDFVersom para impressomEnviar por E-mail
Engadir a del.icio.us Compartilhar no Twitter Compartilhar no Chuza Compartilhar no Facebook Compartilhar no DoMelhor

Detalhe da capa do livro Meninos de São Raimundo

Concha Rousia - O Instituto Cultural Brasil Galiza convida a todos e todas, o próximo sábado dia 14 de setembro, a participar no lançamento do livro intitulado Meninos de São Raimundo. No evento, dividido em duas partes, estarão presentes os escritores brasileiros Roberto Lima e José Bispo, acompanhados da música dos também brasileiros Leo Minax e Fred Martins, além da galego-palestiniana Najla Shami.

A obra, da autoria dos dous escritores mineiros, divide-se em duas partes, uma primeira parte composta de crónicas e contos que nós trazem o sabor do sertão e do mundo, da autoria do jornalista e escritor Roberto Lima. Editor do Brazilian Voice em Newark, New Jersey, Roberto mora desde há anos nos Estados Unidos e foi o primeiro presidente da Associação Brasileira de Imprensa Internacional (ABI-Inter).

 

José Bispo

 

A segunda parte nos leva à riqueza lírica da poesia profunda de Bispo Filho. José Bispo cresceu entre músicos e professoras e começou a escrever ainda menino. Como compositor venceu festivais de música por todo o Brasil. Publicou seu primeiro livro aos 17 anos (Colono Ciclone, Com Roberto Lima) e Povoado em 2006. Viveu quase uma década nos Estados Unidos, onde trabalhou como jornalista e educador.

Ambos são meninos mineiros que gostam de brincar com as palavras de um jeito tão original que os leitores ficam com a sensação de ter descoberto uma língua nova nas palavras já conhecidas e antigas, uma linguagem que está em sintonia com a de Guimarães Rosa, com a do o realismo mágico, e à vez se faz sentir nova, renascendo novos sentidos nas estruturas existentes.

 

Roberto Lima

 

Lançamento editorial na Ciranda; música no Ultramarinos

A celebração deste lançamento terá duas partes, em sintonia com o próprio livro; a primeira parte terá lugar na livraria Ciranda, começando às 20h00. Para conversar sobre o livro com os autores estarão o jornalista Joel Gomes e a poeta Concha Rousia; seguido de sessão de autógrafos e talvez alguma surpresa. Conduzido tudo pelo anfitrião e co-organizador, membro do ICBG, Xurxo Martins.

Já entrada a noite, a partir das 22h30 dará começo a festa no Ultramarinos de Compostela, com as actuações dos músicos brasileiros Leo Minax, mineiro morando em Madrid, que vem especialmente para esta celebração  e Fred Martins, nosso brasilego universal mais conhecido. Com eles a voz e a presença da nossa galego-palestiniana Najla Shami.

A noite promete, talvez pelo meio das canções apareçam os protagonistas da jornada, Roberto e Bispo, descobrindo para nós algum dos tesouros, ainda ocultos, que trazem para nos encantar a nós, à Galiza, à noite e a Compostela. É para mim uma honra fazer parte da organização dos actos e do Instituto Cultural Brasil Galiza, do que sou a presidente.  Esperamos-vos !

Lembrai, começa as 20h00 na Ciranda em Compostela, vai depois as 22h30 para o Ultramarinos, ao lado mesmo, e continuará pola noite afora até a sem-hora...