Oito canções sobre poemas de Rosalia. Apresentação e recital

A publicação realizou-se graças ao patrocínio da Deputação de Lugo, quem apoiou a impressão dos exemplares, à venda nas lojas de música a 30€ o volume

Quarta, 25 Setembro 2013 00:00

Atençom, abrirá numha nova janela. PDFVersom para impressomEnviar por E-mail
Engadir a del.icio.us Compartilhar no Twitter Compartilhar no Chuza Compartilhar no Facebook Compartilhar no DoMelhor

PGL - O próximo dia 25 de setembro, quarta-feira, às 20h terá lugar no Refetório do Museu Provincial de Lugo a apresentação do livro de música para canto e piano do abulense Juan Antonio Moreno Fuentes, a conter oito canções deste autor sobre poemas de Rosalia de Castro.

Na apresentação estarão Fernando Gomez Jácome, diretor do coro Solo Voces de Lugo, de quem foi ideia da publicação destas oito belas canções, a edição moderna e revisão das partituras. O editor e professor, Javier Jurado, representando a editora Dos Acordes, responsável pela edição. Como colaboradora, a guitarrista Isabel Rei Samartim, responsável da correção em acordo ortográfico. Também interveio nesta publicação o professor Javier Garbayo Montabes, com uma biografia e a catalogação da obra de Moreno Fuentes.

A publicação realizou-se graças ao patrocínio da Deputação de Lugo, quem apoiou a impressão dos exemplares, à venda nas lojas de música a 30€ o volume.

As obras, de uma beleza extraordinária, são o produto da impressão que os poemas rosalianos causaram no padre Moreno Fuentes, que os musicou com grande delicadeza e subtil expressão. Na apresentação serão interpretadas por Esperanza Iglesias Mendez, canto, e Aurelio Chao Fernandez, piano.

Do “Prelúdio” de Oito canções de Juan Antonio Moreno Fuentes sobre poemas de Rosalia:

"No ano 2003 fomos encomendados o Grupo Vocal Solo Voces e eu, o seu diretor, para a gravação dum disco com a obra do mestre Vicente García Julbe (1903-1997) com ocasião do centenário do seu nascimento. O avançado da data fez-nos ver que o trabalho que nos esperava (seleção, preparação e gravação do reportório, mais a edição do material gravado) não ía estar pronto até ao seguinte ano 2004, ano do centenário do nascimento do músico Juan Antonio Moreno Fuentes, a quem conhecíamos levemente em Solo Voces. Aproveitamos a efeméride para incluir no disco obras corais deste autor, e mais de José Castinheira Pardo, o derradeiro compositor da catedral lucense.

Constituímos para este cometido a Capella Lucense, um grupo de trabalho de Solo Voces que se pôs sob a direção musical de Javier Gómez Jácome. Valeu-nos esta experiência para conhecer mais a fundo a obra de Moreno Fuentes, e a mim em particular para aprofundar no conhecimento em geral deste autor. Soube então que Moreno Fuentes tinha composto nos anos 50 um ciclo de “lieder” baseados em textos de Rosalia.

Sempre me resultou muito curioso o facto de que a um crego castelhano lhe desse por compor música em galego nessa época. Procurei essas partituras durante anos, não com a força e o tino dum musicólogo, mais bem com a fraca resolução dum amador. Finalmente acertei a buscar no arquivo ajeitado, e em dezembro de 2012 chegaram às minhas mãos os originais manuscritos, que conservava Conchita Casas no arquivo de Henrique Alvarelhos (q.e.p.d.), o seu defunto marido. A família de Alvarelhos concedeu-nos generosamente a licença para esta publicação, tão acaída num ano em que se celebra o sesquicentenário da publicação dos Cantares Galegos, fonte principal de inspiração dos “lieder” de Moreno Fuentes.

 

Fernando Gómez Jácome"

 

 

Onde comprar na rede: