A inviolável sabedoria da fala

Quinta, 10 Outubro 2013 09:20

Atençom, abrirá numha nova janela. PDFVersom para impressomEnviar por E-mail
Engadir a del.icio.us Compartilhar no Twitter Compartilhar no Chuza Compartilhar no Facebook Compartilhar no DoMelhor

Joaquim Pinto da Silva

PGL - Nesta quinta-feira, 10 de outubro, às 20h00, o ativista cultural Joaquim Pinto da Silva, diretor da prestigiada Livraria Orfeu em Bruxelas, dará uma interessante conferência na Casa da Cultura do Leres (Leandro del Rio Camota, 12 - Ponte Vedra) subordinada ao sugestivo título "A inviolável sabedoria da fala. Portugal e Galiza, do interdito ao crucial". O evento terá entrada totalmente gratuita.

Joaquim Pinto da Silva

Joaquim Pinto da Silva é proprietário desde o ano 1999 da Livraria Orfeu, em Bruxelas e, atualmente, colaborador do PGL e sócio da AGAL. Pelas suas próprias palavras "estamos aqui para promover a cultura portuguesa e a cultura galega, mas também estabelecer um ponto de encontro com outras culturas, por vezes até bem diferentes da nossa". Mas a Orfeu tenta também alargar o seu raio de acção deslocalizando actividades, em Portugal, Bruxelas, Galiza entre outras.

Natural do Porto, reside há quase 30 anos na Bélgica onde foi funcionário europeu. "Considero-me um emigrante, como qualquer outro português que saiu de Portugal para trabalhar e residir no estrangeiro. O conceito de emigrante aplica-se também a todos os funcionários europeus". "Tenho aqui clientes de todos os horizontes, mesmo se aquelas pessoas que só têm a instrução primária e que não têm hábitos de leitura não vêm cá comprar livros, como é óbvio".