II Conferência Internacional sobre o futuro da Língua Portuguesa no Sistema Mundial

Será apresentado publicamente o Parecer da Comissão Promotora da ILP Paz-Andrade

Atençom, abrirá numha nova janela. PDFVersom para impressomEnviar por E-mail
Engadir a del.icio.us Compartilhar no Twitter Compartilhar no Chuza Compartilhar no Facebook Compartilhar no DoMelhor

Evento vai ter lugar em Lisboa os dias 29 e 30 de outubro e contará com presença galega

PGL - Em março de 2010, Brasília acolheu a I Conferência Internacional sobre o Futuro da Língua Portuguesa no Sistema Mundial. Três anos e meio depois, a II Conferência Internacional sobre o Futuro da Língua Portuguesa no Sistema Mundial, agora subtitulada Língua Portuguesa Global – Internacionalização, Ciência e Inovação, terá lugar de 29 a 31 de outubro de 2013 na Reitoria da Universidade de Lisboa e na Faculdade de Letras, daquela universidade.

O dia 29 à tarde, entre 16h30 e 18h00, terá lugar um painel sobre políticas linguísticas na Galiza, moderada por Ivo Castro, com seis oradores: Ramón Villares (CCG); Rosario Álvarez (CCG), Joám Evans Pim (AGLP), Iolanda Mato (UVIGO), Joseph Ghanime e Antia Cortiças Leira (Docentes de Português na Galiza).

Conforme o programa oficial do evento, Joám Evans e Iolanda Mato apresentarão a comunicação "A ILP Paz-Andrade e o estatuto do português na Galiza", dando a conhecer publicamente o Parecer da Comissão Promotora da ILP Paz-Andrade; entretanto Joseph Ghanime e Antia Cortiças apresentarão "O ensino de português na Galiza: língua própria ou língua estrangeira?".

Ainda, entre a participação galega, o dia 30 está prevista a intervenção do professor Elias Torres Feijó, em nome da Associação Internacional de Lusitanistas, num painel sobre o ensino de língua que terá lugar entre 14h00 e 16h00.

As comunicações da II Conferência Internacional sobre o Futuro da Língua Portuguesa no Sistema Mundial poderão ser acompanhadas em direto através de uma ligação que ficará disponível na página oficial do evento e na do Camões, IP. Será igualmente divulgada a conta de Twitter que permitirá a todos interagir com os palestrantes.

Três membros da direção da Academia Galega da Língua Portuguesa assistirão ao evento, acompanhando os oradores galegos.

 

+ Mais informação: