Encontro com Nélida Piñon a 13 de novembro no Paraninfo da Universidade de Santiago de Compostela

Terça, 12 Novembro 2013 08:45

Atençom, abrirá numha nova janela. PDFVersom para impressomEnviar por E-mail
Engadir a del.icio.us Compartilhar no Twitter Compartilhar no Chuza Compartilhar no Facebook Compartilhar no DoMelhor

PGL - A Universidade de Santiago de Compostela acolhe a 13 de novembro, 19h, uma nova edição de “Encontros no Paraninfo”, que nesta ocasião contará com a escritora brasileira de origem galega Nélida Piñon. O evento é organizado pela Cátedra UNESCO de Cultura Luso-Brasileira e o Grupo Galabra, com o apoio da Vice-reitoria de Estudantes, Cultura e Formação Contínua da USC.

Nélida Piñon, jornalista, escritora e professora, nasceu em Rio de Janeiro, filha de pais galegos emigrados para o Brasil. A sua extensa produção literária foi traduzida em mais de vinte países e recebeu mais de 30 prémios e honrarias nacionais e internacionais, entre eles o Prémio Internacional de Literatura Juan Rulfo (1995), Prémio Jabuti (2005), Ordem do Mérito da Mulher (2005), Premio Príncipe de Asturias das Letras (2006) e o Women Together da ONU (2006). A escritora foi a primeira mulher em dirigir a Académia Brasileira das Letras, pertence também à Académia de Ciências de Lisboa e a Académia de Filosofia do Brasil e ainda é Doutora Honoris Causa em universidades dos Estados Unidos, França, Espanha, Canadá e Brasil.

Desde Guia-mapa de Gabriel Arcanjo (1961) Nélida Piñón publicou uma vintena de obras. A última, Livro das Horas (2012), é um livro de memórias no que a autora alterna paisagens míticos e históricos e conjuga a sua própria vida com a dos autores clássicos e contemporâneos que a influenciaram.

O Encontro com Nélida Piñón decorrerá no Paraninfo da Universidade (Faculdade de Geografia e História) às 19 h do dia 13 de novembro.