Concerto de Natal na Catedral de Santiago de Compostela

A entrada deste evento, como a de todos os eventos organizados no conservatório, é livre, gratuita, e aberta a todos os públicos

Terça, 17 Dezembro 2013 00:00

Atençom, abrirá numha nova janela. PDFVersom para impressomEnviar por E-mail
Engadir a del.icio.us Compartilhar no Twitter Compartilhar no Chuza Compartilhar no Facebook Compartilhar no DoMelhor

Isabel Rei Samartim - A próxima quinta-feira, dia 19 de dezembro, às 21h terá lugar na Sé Catedral de Santiago de Compostela o concerto de Natal que organiza o Conservatório Profissional de Música da cidade com motivo do seu 10.º aniversário. O alunado deste centro interpretará um programa para coro e orquestra a conter uma obra inédita de Santiago Tafall Abade, músico e musicólogo compostelano, resgatada do arquivo da Sé especialmente para esta ocasião.

Dentro do programa figura o belo Cant dels Ocells que Pau Casals adaptou para violoncelo, que será tocado em homenagem a Clara Maneiro González, aluna de violoncelo do centro em que estudava desde a sua inauguração, tristemente falecida. As suas companheiras e companheiros de aula interpretarão esta obra na sua memória. Por todos os anos partilhados connosco, pelo seu talento e capacidade, Clara Maneiro é uma das luzes que brilharão para sempre nos céus compostelanos.

A seguir a orquestra e coro do conservatório interpretará o Miserere, obra de Santiago Tafall, de quem abaixo se disponibiliza um resumo biográfico. E para rematar o ato, foi preparada a Marcha n.º 1 de Pompa e Circunstância de Edward Elgar, músico inglês de origem humilde e católica, que em 1930 dedicou a Severn Suite ao seu amigo George Bernard Shaw, morria quatro anos mais tarde, em 1934, sendo enterrado com o título de cavaleiro na Abadia de Westminster.

Os cartazes e programas deste concerto foram realizados pela Equipa de Dinamização da Língua Galega (EDLG), em colaboração com a equipa diretiva do centro, que desta maneira continua a sua atividade normalizadora dentro da cidade.

A entrada deste evento, como a de todos os eventos organizados no conservatório, é livre, gratuita, e aberta a todos os públicos.

Santiago Tafall Abade
(Santiago de Compostela, 1858-1930)

Nasce em Compostela no ano 1858. Filho de Mariano Tafall, último organeiro da Catedral de Santiago, foi educado musicalmente pelo seu pai e com somente 14 anos a imprensa compostelana descreve-o como um jovem intérprete de talento, que se integra na vida musical da cidade, fazendo parte de grupos de câmara que amenizavam as veladas dos teatros e cafés achegando ao público um reportório novo.

A sua carreira musical está diretamente ligada à Capela Musical da Catedral de Santiago. Em 1873 trabalha como segundo violino, depois como primeiro violino em 1877, mais tarde ganha por oposição o posto de organista (1888) e também por oposição chegará a ser Mestre de Capela em 1895. Neste posto permanece até 1898, pois renuncia para continuar a carreira eclesiástica, sendo nomeado nesse mesmo ano para Capelão da Capela Real dos Reis Católicos em Granada, e mais tarde como cônego da Catedral de Santiago de Compostela.

A sua trajetória musical inclui uma relevante carreira docente na Escola de Música da Real Sociedade Económica de Santiago e no Seminário Maior. Ademais, Santiago Tafall foi um eminente musicólogo com uma ampla produção e artigos sobre temas variados como o Códice Calistino, as cantigas de amigo de Martim Codax ou trabalhos sobre música tradicional galega.

O Miserere, composto em 1896, foi resgatado do Arquivo de Música da Catedral de Santiago e preparado especialmente para este concerto.

 

Vídeo: El cant dels ocells - Pau Casals

 

Cartaz e programa oficial do evento

[Clicar na imagem para ampliar]

 

Cant dels ocells (Canto dos pássaros)
Popular catalã
* In memoriam Clara Maneiro González

Grupo de violoncelos
Dir.ª: Maria Jesus Hervás Brull

Miserere (1896)
Santiago Tafall (1858 – 1930)

Solistas:

Aida Cruz Estévez (soprano)
Christian Losada Matías (tenor)
Manuel Tojo Fernández (barítono)
Diretora do coro: Aida López
Diretor da orquestra: Roberto Santamarina

Marcha de Pompa e Circunstância n.º 1
Edward Elgar (1857 – 1934)

Diretor: Alejandro Valcárcel

Conservatório Profissional de Música de Santiago de Compostela

 

PDF Descarregar programa de mão