Dia 18 começam os Jogos da Lusofonia em Goa, com galo Jojo de mascote

O galo Jojo representa o que é essencialmente goiês

Quinta, 16 Janeiro 2014 09:10

Atençom, abrirá numha nova janela. PDFVersom para impressomEnviar por E-mail
Engadir a del.icio.us Compartilhar no Twitter Compartilhar no Chuza Compartilhar no Facebook Compartilhar no DoMelhor

PGL - A dia 18 começa em Goa (Índia) uma nova edição dos Jogos da Lusofonia, que decorrerão na antiga colónia portuguesa até finais do mês. Um personagem do folclore goiês, o galo Jojo, será a mascote nesta ocasião.

O galego Jojo é uma figura popular em canções folclóricas, contos e narrativas orais. Representa tudo o que é essencialmente goês, uma atitude positiva, um forte competidor com um verdadeiro espírito desportista.

Foi apresentado publicamente a 10 de dezembro, junto com a tocha oficial do evento, nas mãos do atleta indiano Padmashree Milkha Singh, que tem a forma de uma concha, «refletindo a tradição marítima de Goa e o seu passado lusófono, dado que os portugueses chegaram à costa de Goa pelo mar».

O ministro-chefe do Governo de Goa e presidente dos Jogos da Lusofonia 2014, Manohar Parrikar, afirmou que o seu Estado está «ansioso» pelo evento, agendado para entre 18 e 29 de janeiro, salientando que ele será realizado «a grande escala».

A 3.ª edição dos Jogos da Lusofonia vai contar com a participação de mais de 1.500 atletas de 12 países que vão competir em nove modalidades (atletismo, basquetebol, voleibol de praia, voleibol, futebol, ténis de mesa, judo, taekwondo e wushu).