"Agenda Labrega Galega" na Ciranda

Quarta, 22 Janeiro 2014 00:00

Atençom, abrirá numha nova janela. PDFVersom para impressomEnviar por E-mail
Engadir a del.icio.us Compartilhar no Twitter Compartilhar no Chuza Compartilhar no Facebook Compartilhar no DoMelhor

Ciranda - Nesta quarta-feira dia 22 às 20h00 na Livraria Ciranda (rua da Travessa nº7, Santiago de Compostela), apresentar-se-á a Agenda Labrega Galega e as atividades da comunidade rural Tornajeira. A Tornajeira é uma comunidade rural de Vila Marim (comarca de Ourense), que se baseia na aplicação da agro-ecologia, filosofia muito mais ampla e ambiciosa que a simples certificação ecológica.

A agro-ecologia como praxe agrícola e social, não descobre nem inventa nada novo, porém recupera e actualiza formas tradicionais de produção e agricultura que mantêm um equilíbrio com o médio, fomentam relações equitativas entre as pessoas e geram redes económicas para auto-abastecer-se e não em pró de excedentes.

A Agenda Labrega Galega, editada desde a Tornajeira, pretende ser uma ferramenta de utilidade para todas aquelas pessoas que de uma ou outra forma trabalham a terra, ou simplesmente para todas e todos os que estejam interessados na agro-ecologia.

Trata-se de uma Agenda para o 2014 especialmente pensada para o trabalho no campo, com informações de utilidade, fichas de cultivo, planos de horta, tarefas mensais, quadro de associação de cultivos... A edição deste ano, aliás, inclui um dossier sobre remédios naturais para as principais pragas e doenças da horta.

A Agenda Labrega Galega tem 200 páginas, 15 delas a toda cor, com capas plastificadas e encadernação com espiral metálica. Podem ver uma amostra do desenho da Agenda na ligação a seguir:

http://issuu.com/miguelgarciagz/docs/mostra_agenda

 

+ Ligação relacionada: