Lançamento de "Prédios" de Thalámas Salamatu em Compostela

Sexta-feira, 7 de fevereiro, às 20h00 na loja Miranda -cultura para levar

Quinta, 06 Fevereiro 2014 00:00

Atençom, abrirá numha nova janela. PDFVersom para impressomEnviar por E-mail
Engadir a del.icio.us Compartilhar no Twitter Compartilhar no Chuza Compartilhar no Facebook Compartilhar no DoMelhor

PGL - A Através | Editora, da Associaçom Galega da Língua, apresenta o livro Prédios de Thalámas Salamatu, sexta-feira, 7 de fevereiro, às 20h00 na loja Miranda -cultura para levar (Trás Salomé, 1, 15705 Santiago de Compostela) com a presença do próprio autor, de Roberto Samartim, professor da UDC e Xemma Tedín, da Através.

Pelo efeito da contraluz, pode-se perceber da torre, recortando-se exatamente sobre a claridade, as pequenas silhuetas cativas nas celas da periferia. Tantas jaulas, tantos pequenos teatros, em que cada ator está sozinho, perfeitamente individualizado e constantemente visível. O dispositivo panóptico organiza unidades espaciais que permitem ver sem parar e reconhecer imediatamente. (Michel Foucault)

Thalámas Salamatu explora em Prédios esses espaços em que decorre a vida quotidiana de qualquer pessoa, essas pequenas e grandes ações, lembranças, sensações, encontros, afetos, medos... que moldam as nossas geografias particulares... ou não... Poema a poema percorre, debulha esses locais que nos protegem e nos expõem, que nos isolam ao nos inserirem em comunidades tão aparceladas, arrumadas, seriadas, disciplinadas quanto os próprios espaços. Como se constróem? Como os construímos? Como nos constróem? Como se destróem?

Thalámas Salamatu estudou Geografia para não se perder quando vai a Vigo. Vive na periferia de tudo. Ganha a vida de abaixo, numa cooperativa cultural. Atravessa as passadeiras sem mirar para cima. Goza com coisas demodé, como saudar nos caminhos. É um mau equilibrista, ainda que sabeque o equilíbrio não existe.

 

 

+ Mais info: