Português passa a ser língua de trabalho da Organizaçom Mundial de Meteorologia

Anunciou-no o terceiro vice-presidente da OMM, o brasileiro António Divino Moura

Segunda, 30 Maio 2011 08:36

Atençom, abrirá numha nova janela. PDFVersom para impressomEnviar por E-mail
Engadir a del.icio.us Compartilhar no Twitter Compartilhar no Chuza Compartilhar no Facebook Compartilhar no DoMelhor

PGL - Conforme noticia a Rádio ONU, o português passou a ter o status de língua de trabalho da Organizaçom Mundial de Meteorologia, OMM. O anúncio foi feito durante o 16º Congresso da organizaçom, de decorre de 16 de maio a 3 de junho.

O terceiro vice-presidente da OMM, António Divino Moura, diretor do Instituto Meteorológico do Brasil (Inmet) falou à Rádio ONU, de Genebra, sobre o longo processo até a chegada do português aos fóruns da agência.

«Nós conseguimos juntar contribuições de Angola, China (Macau), Brasil, Portugal e a própria Suíça, contribuindo para um fundo para poder pagar, por exemplo, intérpretes para o português». Também aclarou que as suas intervenções, de agradecimento, fôrom em português, «para estabelecer que é umha das línguas mais faladas do mundo».

A decisom de fazer do português uma língua de trabalho foi discutida no congresso passado da OMM. Os seis idiomas oficiais da OMM som árabe, chinês, espanhol, francês, inglês e russo.

O aumento da presença do português em organizações internacionais foi acordado durante uma Cimeira da CPLP, a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, em Lisboa, em 2008.