MIL apresenta “Convergência Lusófona”, carta de compromisso para os partidos lusófonos

O alvo da iniciativa é a promoção do Bem Comum num espaço de reciprocidade

Sexta, 09 Setembro 2011 08:17

Atençom, abrirá numha nova janela. PDFVersom para impressomEnviar por E-mail
Engadir a del.icio.us Compartilhar no Twitter Compartilhar no Chuza Compartilhar no Facebook Compartilhar no DoMelhor

PGL - O Movimento Internacional Lusófono (MIL) publicitou esta quarta 7 de setembro uma carta de compromisso dirigida a todos os partidos políticos do espaço da Lusofonia para promoverem em conjunto e numa situação de igualdade os Direitos Humanos, o Estado de Direito e o Bem Comum.

O MIL é um movimento cultural e cívico que conta com milhares de adesões nos cinco continentes. Defende o reforço dos laços entre os países lusófonos a todos os níveis, procurando a criação duma verdadeira comunidade lusófona baseada na liberdade e na fraternidade.

A última de suas propostas é esta carta de compromisso “Convergência Lusófona” dirigida a todos os partidos políticos do espaço lusófono para se comprometerem publicamente com os seguintes três princípios:

1. Respeitar os Direitos Humanos, o Estado de Direito e a providenciar o bem comum das populações dos países em que estão inseridos, sem qualquer espécie de descriminações, no respeito pelo equilíbrio ambiental e promovendo o desenvolvimento sustentável, de modo a tornar o espaço lusófono num espaço exemplar de convivência humana e de respeito pela Natureza.

2. Defender, em todos os fóruns, o reforço dos laços entre os países e regiões do espaço da lusofonia, nos diversos planos: cultural, social, económico e político.

3. Assegurar que na CPLP, nos seus diversos órgãos, estejam devidamente representados, numa situação de paridade, todos esses países e regiões do espaço da lusofonia.

Os partidos que queiram subscrever publicamente essa carta deverão enviar a indicação desse compromisso por e-mail para info[arroba]movimentolusofono.org ou por carta endereçada à sede do MIL: Rua Mouzinho da Silveira, 23, 1250-166 (Lisboa).

Até ao final de 2011, o MIL publicitará a lista de partidos signatários.

 

+ Ligações relacionadas: