Partido da Terra assina acordo com Partido Nacional Ecológico de Angola

O acordo soma-se ao assinado com o Partido Ecologista-Movimento da Terra em Moçambique e serve de base para uma aliança de partidos ambientalistas lusófonos

Sexta, 11 Novembro 2011 12:06

Atençom, abrirá numha nova janela. PDFVersom para impressomEnviar por E-mail
Engadir a del.icio.us Compartilhar no Twitter Compartilhar no Chuza Compartilhar no Facebook Compartilhar no DoMelhor

PGL - O Partido da Terra (PT) assinou hoje um Acordo de Cooperação com o Partido Nacional Ecológico de Angola (PNEA). O novo compromisso dá continuidade ao assinado em setembro com o Partido Ecologista-Movimento da Terra em Maputo, Moçambique, visando o fortalecimento dos laços de cooperação entre os partidos lusófonos de orientação ambientalista. O Acordo foi assinado pelo Secretário Geral do PT Joám Evans Pim e Presidente Fundador do PNEA Gregorio Nsumbu Mbala, que se encontra em Bruxelas.

 

 

Do PT afirmam que «a celebração do acordo vem dada pelas afinidades estatutárias e programáticas entre o PNEA e o PT e está orientado para a definição conjunta de propostas políticas e o assessoramento mútuo em matéria de políticas públicas, com ênfase no estreitamento dos vínculos de solidariedade lusófona». O Do PT salientam que o acordo possibilita ainda o estabelecimento de uma Delegação do PNEA na Europa e uma Delegação do PT na África Central, com o intuito de aumentar a presença dos dois partidos nas instituições e organizações regionais.

Segundo o PT, «o Acordo pretende servir como ponto de partida para uma futura aliança de partidos ambientalistas dos países e territórios de língua portuguesa, visando estabelecer ligações com alguns dos movimentos já presentes em países como Brasil, Portugal ou Moçambique. Esta aliança fortaleceria os vínculos globais do PNEA que para além de Membro Fundador da Federação Africana de Partidos e Movimentos Verdes (FEVA-African Greens) exerce a co-representação da África junto da aliança Global Greens».

 

+ Ligaçons relacionadas: